quarta-feira, 30 de junho de 2010

Defensores dos Direitos dos Animais Põem-se na Pele dos Touros


Pelo 9.º ano consecutivo, será levada a cabo a maior acção de protesto do ano contra a tauromaquia; contra as fiestas de San Fermin, em Pamplona


No próximo Domingo, dia 4 de Julho, mais de uma centena de defensores dos direitos dos animais, vindos de várias partes do mundo, juntar-se-ão em Pamplona, no maior evento do ano, na luta pela abolição da tauromaquia: “Ponte en La Piel del Toro”. Esta acção é convocada e organizada pelas Organizações Internacionais de Defesa dos Animais AnimaNaturalis e PETA.

A ANIMAL participará neste evento, à semelhança do que aconteceu durante vários anos seguidos (incluindo, no primeiro ano em que se organizou “A Corrida Humana” em Pamplona). Segundo Rita Silva, Presidente da ANIMAL, “A ANIMAL regressa agora em 2010 aos protestos de Pamplona, oferecendo todo o seu apoio a esta acção, colocando Portugal, mais uma vez, no mapa dos protestos internacionais contra a tauromaquia. É mais do que tempo dos países que ainda mantém estas tradições medievais se modernizarem, mostrando que vivem no presente, preparando o futuro, e deixando as tradições que nos envergonham, pela sua falta de compassividade, no passado. As más práticas são para fazer parte da História, como algo a não repetir, não são para perpetuar.”

“Não há uma única razão para se continuarem a torturar animais, por isso irei a Pamplona em nome da ANIMAL pôr-me na pele do touro”, acrescenta.

Este protesto terá lugar na Plaza del Ayuntamento de Pamplona, onde os activistas (incluindo a activista portuguesa Rita Silva), semi-nus, e com os corpos pintados da cor da pele dos touros, permanecerão caídos, representando a agonia e a indignidade por que passam os touros, aquando da sua morte. A imagem aérea que o conjunto dos corpos traduzirá, pela forma como estes estarão dispostos, será precisamente a do corpo de um touro morto, em tamanho gigante.

Enquanto esta manifestação de solidariedade para com os touros sucede, estarão, noutro local da cidade, vários animais encurralados, sem saberem o que lhes vai suceder, aguardando pelo triste destino que alguém escolheu para eles: serão perseguidos e brutalizados durante as mundialmente famosas largadas de Pamplona, para depois, chegando exaustos à Praça de Touros, onde serão torturados, serem brutalmente mortos.