sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Em resposta-relâmpago, Sport TV comunica à ANIMAL que não transmitirá qualquer tourada

Em resposta-relâmpago, Sport TV comunica à ANIMAL que não transmitirá qualquer tourada e que mandou retirar a respectiva informação do site Toureio.com, adiantando à ANIMAL que esta nunca teve qualquer fundo de verdade

Foi noticiado no site pró-tauromáquico Toureio.com (http://www.toureio.com/noticias/4865.htm) que a Sport TV iria transmitir uma tourada em 2009, tal como se pode ler na notícia que de seguida se transcreve:

SportTV terá corrida em 2009

O Toureio.com pode avançar em primeira mão, que o empresário António Nunes chegou hoje a acordo com o canal de televisão SportTV, para na temporada 2009 se realizar a I corrida SportTV. Segundo nos foi dito esta corrida terá uma cobertura nunca feita por outras estações de televisão e será de Gala à Antiga Portuguesa. Outros pormenores, como data, praça e cartel, não nos foram adiantados, estes que certamente em breve serão divulgados.

A ANIMAL contactou a Sport TV no dia 7 do mês corrente, pedindo esclarecimentos acerca desta notícia e apelando à Direcção de Marketing e de Programação deste canal que, em qualquer caso, decidisse sempre não transmitir ou promover touradas de forma alguma.

Até ao final da manhã de hoje, a ANIMAL não tinha obtido qualquer resposta por parte da Sport TV, tendo avançado com a distribuição de um apelo a todos os seus apoiantes para que escrevessem à Direcção de Marketing e Direcção de Programação deste canal, reforçando a manifestação de preocupação da ANIMAL acerca desta notícia e reclamando o cancelamento de qualquer plano que pudesse haver por parte deste canal para transmitir touradas.

Foi quando a distribuição deste apelo estava ainda a começar que a ANIMAL recebeu um telefonema de um responsável da Sport TV, referindo que os endereços de e-mail do canal estavam a receber uma onda de mensagens resultantes da iniciativa de alerta promovida pela ANIMAL.

O mesmo responsável da Sport TV comunicou ao Presidente da ANIMAL, neste telefonema, que a Sport TV não irá transmitir tourada alguma, que aquela notícia divulgada naquele site pró-tauromáquico não tinha qualquer fundo de verdade e que, por isso, a Sport TV tinha pedido àquele site pró-tauromáquico que retirasse a mesma notícia.

Entretanto, já esta tarde, a ANIMAL recebeu o seguinte esclarecimento, via e-mail, da Sport TV:

Exmos. Senhores,

No dia 2 de Fevereiro de 2009 tomámos conhecimento que o site toureio.com noticiava um acordo entre a SPORT TV e o empresário António Nunes para a realização da I corrida SPORT TV.

Por se tratar de uma notícia desprovida de qualquer fundamento, contactámos de imediato o responsável pelo site toureio.com – Sr. Hugo Calado –, no sentido de desmentir categoricamente a notícia avançada, assim como questionar a autenticidade da fonte.

Foi-nos garantido pelo Sr. Hugo Calado que a notícia seria prontamente retirada do site, tendo-nos sido apresentado o respectivo pedido de desculpas pelo sucedido.

Pudemos comprovar que a notícia foi efectivamente retirada do site, não tendo sido necessária qualquer outra tomada de posição por parte da SPORT TV.

Lamentando que o nome da SPORT TV tenha sido envolvido nesta polémica, subscrevemo-nos apresentando as nossas melhores saudações desportivas.

Sport TV
Relações Públicas

Mais uma vez, graças à acção de cidadãos e consumidores eticamente preocupados, activos e críticos, que decidem não conviver passivamente com a crueldade contra animais, despoletada no contexto de mais uma iniciativa de alerta e protesto da ANIMAL, a sanguinária indústria tauromáquica conheceu mais um revés e ficou a saber, mais uma vez, que, por cada passo que dê para tentar manter a sua actividade cruenta e eticamente deplorável, os defensores dos direitos dos animais não deixarão de tomar posição e acção em defesa destes e a ANIMAL não deixará de estar vigilante e activa, até que a barbaridade das touradas tenha um fim e, de um modo geral, até que os direitos dos animais sejam respeitados e protegidos, tal como é moralmente devido.

A ANIMAL agradeceu à Sport TV por ter decidido não se envolver com touradas e agradece-lhe a si por acompanhar o trabalho da ANIMAL e ter uma participação decisiva neste trabalho em defesa dos direitos dos animais.

Se quiser enviar uma mensagem de agradecimento à Direcção de Marketing da Sport TV, pode fazê-lo escrevendo para: marketing@sporttv.pt, Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.