sexta-feira, 27 de março de 2009

ANIMAL resgatou ontem de manhã 3 macacas-de-tarrafe detidas ilegalmente em Moura, e instalou-as na tarde de ontem no seu novo lar, no Monte Selvagem

ANIMAL resgatou ontem de manhã, em colaboração com a GNR, com o ICNB e com o Médico Veterinário Municipal de Moura, 3 macacas-de-tarrafe detidas ilegalmente em Moura, e instalou-as na tarde de ontem no seu novo lar, no Monte Selvagem – Reserva Animal

– Veja nos posts seguintes uma foto-reportagem sobre esta história, assim como as notícias publicadas sobre a mesma e o vídeo da reportagem da sic acerca desta

Foi uma operação demorada e agitada, mas feliz e bem sucedida. Ontem de manhã, em colaboração com o SEPNA da GNR de Moura, com o ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade) e com o Médico Veterinário Municipal de Moura, a ANIMAL, com o apoio da IPPL (International Primate Protection League), levou a cabo uma operação de resgate de três macacas-de-tarrafe – uma mãe, de 12 anos, e as suas duas filhas, de 4 e 5 anos – que estavam detidas ilegalmente num barracão sem quaisquer condições para estas na localidade de Amareleja, concelho de Moura.

A equipa de resgate da ANIMAL, que integrou um médico veterinário com experiência no tratamento de primatas, numa positiva articulação de esforços com as autoridades referidas – e com a colaboração da pessoa que mantinha as primatas ilicitamente, que felizmente não foi hostil durante esta operação –, conseguiu, ao fim de algumas horas, colocar as três primatas nas caixas de transporte em que seriam levadas do local, sem que tenha sido necessária a administração de qualquer tranquilizante (o que, a ter que ser feito, aumentaria o risco da operação, uma vez que o uso de tranquilizantes comporta sempre riscos para a saúde dos animais, sobretudo quando o estado de saúde destes é desconhecido). A operação iniciou-se cerca das 11h30m e foi já cerca das 14h que a equipa de resgate da ANIMAL se pôs a caminho de Montemor-o-Novo, já com as três primatas acondicionadas em segurança e com conforto, nas caixas de transporte, em direcção ao Monte Selvagem – Reserva Animal (http://monteselvagem.pt/), um parque com características únicas no país que aceitou dar guarida a estas primatas.

Foi cerca das 17h que a família de três macacas-de-tarrafe foi finalmente libertada no seu novo lar no Monte Selvagem, depois de terem sido observadas pelo médico veterinário da equipa. Pela primeira vez nas suas vidas, estas macacas tiveram a oportunidade de se ver instaladas num ambiente natural, com espaços e características adequadas à expressão dos seus comportamentos naturais. Neste espaço, esta mãe e duas filhas serão agora reabilitadas e acompanhadas, esperando-se que, com o passar do tempo, venham a integrar-se bem no grupo de três outros macacos-de-tarrafe que habitavam já no Monte Selvagem (e que também ali foram colocados depois de apreendidos, há mais tempo).

Depois de, na terça feira da semana passada, a ANIMAL ter sabido, por notícias publicadas em diversos órgãos de comunicação social, que o SEPNA da GNR de Moura tinha apreendido estas primatas e que estas se encontravam a necessitar de colocação num espaço adequado e seguro, na mesma altura, a ANIMAL aprofundou conversações com o Monte Selvagem – Reserva Animal no sentido de estabelecer um acordo com este parque para que funcionasse, nesta instância, como instituição de acolhimento para estas primatas, pedido de colaboração este que este parque generosamente aceitou, num acordo estabelecido entre ambas as instituições.

Seguidamente, a ANIMAL estabeleceu contacto com o ICNB, autoridade CITES (aplicadora e fiscalizadora em Portugal da CITES – Convenção Internacional sobre o Comércio de Espécies Ameaçadas de Extinção), no sentido de requerer a este organismo que a guarda das primatas fosse atribuída à ANIMAL, para colocação destas num espaço adequado às características e necessidades da espécie no Monte Selvagem, onde, além do mais, existe uma equipa que não só cuidará delas como trabalhará no sentido de as reabilitar do ponto de vista comportamental e social, desde logo quanto ao seu bem-estar. Na sequência disto, e ante a aceitação e boa colaboração nesse sentido prestados pelo ICNB, a ANIMAL e a International Primate Protection League colocaram, então, estas primatas no Monte Selvagem na tarde de ontem.

Para Miguel Moutinho, Presidente da ANIMAL, “é extremamente positivo e compensador termos a oportunidade de, numa boa colaboração entre as diversas partes envolvidas, ajudarmos estas primatas colocando-as num bom parque como é o Monte Selvagem, cuja generosidade e sentido ético importa destacar, uma vez que, apesar de não o poder fazer sempre, aceitou dar guarida, a título permanente, a estes animais cujo bem-estar e vidas importava proteger urgentemente”. “A ANIMAL espera, de resto, aprofundar esta boa relação que agora criou com o Monte Selvagem, não só no sentido de acompanhar o progresso que esta família de primatas terá neste parque, mas também no sentido de estudar a hipótese de, numa possível colaboração mais alargada e estruturada, poder vir a criar condições para ajudar mais animais nestes moldes. O mesmo espera poder fazer quanto a uma possível colaboração institucional com o ICNB”, afirmou a Vice-Presidente da ANIMAL, Rita Silva.

A ANIMAL agradece à International Primate Protection League, de Inglaterra, e à EDEV – Een Dier Een Vriend, da Holanda, pelo seu apoio a esta operação. A ANIMAL agradece igualmente ao Monte Selvagem – Reserva Animal por ter aceite servir de espaço de acolhimento para esta família de primatas, que agora poderá viver feliz e segura neste parque. A ANIMAL agradece ainda ao ICNB, à GNR de Moura e ao Médico Veterinário Municipal de Moura pela boa cooperação e articulação de esforços para que esta operação de resgate tenha sido um sucesso.

A ANIMAL trabalha diariamente para, por todos os meios possíveis e em todas as frentes, promover o respeito pelos animais e fazer avançar a protecção destes em Portugal. Para o poder continuar a fazer, a ANIMAL precisa da sua ajuda. Para que o que se segue ao resgate destas primatas seja possível e para que a ANIMAL possa vir a resgatar mais animais, desta e de outras espécies, no futuro, a sua contribuição é fundamental:

– Por favor faça um donativo, no valor que puder, para a conta da ANIMAL no Montepio Geral, com o NIB: 003600939910003447469 (Montepio Geral).