quinta-feira, 21 de maio de 2009

Peça ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães para declarar Guimarães – que será Capital Europeia da Cultura em 2012 – «Cidade Anti-Tourada»

Guimarães é uma belíssima cidade que, apesar de não ter propriamente tradição tauromáquica, tem tido, infelizmente, uma tourada anual, em Agosto, por ocasião das Festas Gualterianas que se registam nesta altura do ano, nesta cidade. Contactado pela ANIMAL – que submeteu à consideração do Executivo Municipal de Guimarães a moção-proposta (em anexo) “Guimarães a «Cidade Anti-Touradas»” –, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães, afirmou-se sensível aos pressupostos desta moção, tendo inclusivamente referido que o Município de Guimarães não tem, ao longo dos anos, autorizado qualquer outro espectáculo tauromáquico para além daquele se realiza anualmente nas Festas Gualterianas. Contudo, o Presidente António Magalhães afirmou também que, uma vez que a tourada de Agosto deste ano está já assumida, a Câmara Municipal de Guimarães não poderia dar, para já, este passo.

Uma vez que Guimarães vai ser Capital Europeia da Cultura em 2012, a ANIMAL acredita que esta belíssima cidade – cuja história e património cultural e arquitectónico são riquíssimos – deve ter tanto um espírito de preservação de boas tradições e de importantes valores históricos e culturais, quanto deve ter um espírito progressista e ético segundo o qual actividades moralmente censuráveis, como é o caso das touradas, não devem ser aceites nem mantidas. Tendo em consideração as palavras do Presidente António Magalhães, a ANIMAL acredita também que, mesmo que o Município de Guimarães sinta que já não pode cancelar esta próxima tourada que já estará assumida, pode, pelo menos, tomar uma decisão moratória no contexto da qual declara Guimarães uma «Cidade Anti-Touradas», mantendo a autorização desta tourada de Agosto como a última corrida de touros autorizada em Guimarães pela Câmara Municipal. Claro está que a ANIMAL quereria que nem esta tourada se realizasse, mas, uma vez que o Município de Guimarães entende que a mesma já está assumida e não pode ser cancelada, a ANIMAL entende que é preciso olhar para o futuro e para as outras potenciais vítimas que ainda podem ser protegidas e assegurar, pelo menos, que, antes e depois desta tourada, mais nenhum espectáculo sanguinário e medieval como este aconteça na cidade de Guimarães.

Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, pedindo-lhe que faça de Guimarães uma «Cidade Anti-Touradas». Por favor, envie a sua mensagem para: geral@cm-guimaraes.pt; Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida

Exm.º Senhor Dr. António Magalhães,
Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães:

Excelência,

Venho juntar-me à ANIMAL para pedir a V. Ex.ª que declare Guimarães uma «Cidade Anti-Touradas».

Soube que o Município de Guimarães tem já uma assumida a autorização de uma tourada para ocorrer no próximo mês de Agosto, por ocasião das Festas Gualterianas. Sei e soube também que o Município a que V. Ex.ª preside não tem autorizado touradas fora daquela que tem sido autorizada apenas anualmente no contexto das Festas Gualterianas. De igual modo, soube que V. Ex.ª e o Executivo a que V. Ex.ª preside são sensíveis aos pressupostos da moção-proposta “Guimarães a «Cidade Anti-Touradas»” que a ANIMAL submeteu à V. consideração mas que V. Ex.ª entende que, dado que tem já assumida a autorização da referida tourada agendada para Agosto, não seria imediatamente oportuno tomar esta decisão.

Considerando estes pontos e todos os elementos que fundamentam a dita moção que a ANIMAL submeteu à apreciação de V. Ex.ª, aquilo que venho pedir à Câmara Municipal de Guimarães é que tome uma espécie de decisão moratória – ou seja, que, independentemente desta tourada que está já assumida para Agosto, o Executivo Municipal de Guimarães decida não voltar a autorizar qualquer outro espectáculo tauromáquico em Guimarães, em tudo o que para tal possa depender de autorização ou licença municipal, antes e depois da dita próxima tourada de Agosto.

Guimarães vai ser felizmente Capital Europeia da Cultura em 2012, pelo que esta belíssima cidade – cuja história e património cultural e arquitectónico são riquíssimos – deve ter tanto um espírito de preservação de boas tradições e de importantes valores históricos e culturais, quanto deve ter um espírito progressista e ético segundo o qual actividades moralmente censuráveis, como é o caso das touradas, não devem ser aceites nem mantidas. Por isso, faz todo o sentido, sob todos os pontos de vista, que Guimarães seja declarada uma «Cidade Anti-Touradas», tal como aconteceu com Viana do Castelo, cujo passo neste sentido lhe tem valido o respeito e louvor de milhares e milhares de pessoas de todo o país e de todo o mundo.

Queria ainda, antes de terminar, deixar um outro apelo a V. Ex.ª. Seria extremamente importante e justo que nem a tourada de Agosto já agendada ocorresse, sem prejuízo do pedido que endereço principalmente a V. Ex.ª reconhecer que o Município de Guimarães entenderá que ela porventura já não poderá ser cancelada. Se pensarmos no medo, na exaustão, nas hemorragias profundas, nas gravíssimas lesões e no sofrimento extremamente severo que aos touros que na mesma serão violentados serão causados, de imediato concluiremos que é de absoluta importância moral explorar todas as hipóteses possíveis no sentido de impedir que tais actos decorram em Guimarães.

Esperando que Guimarães dê os importantes passos que a V. Ex.ª peço que implemente e esperando poder vir a escrever novamente ao V. Município, desta vez para congratulá-lo e louvá-lo pela tomada de uma tal decisão, agradeço antecipadamente a atenção dispensada e fico na expectativa de uma resposta de V. Ex.ª.

Apresentando a V. Ex.ª os meus melhores e mais respeitosos cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]