sexta-feira, 26 de junho de 2009

Comissão Baleeira Internacional termina reunião sem resolver crise - Trabalhos concluídos no Funchal

(In “Público.pt”, 25 de Junho de 2009)

A Comissão Baleeira Internacional encerrou hoje, no Funchal, a sua 61ª reunião anual, sem chegar a uma solução para a crise em que está mergulhada há anos. Os trabalhos foram concluídos um dia antes do previsto. A principal decisão tomada na CBI foi a de reforçar as negociações e prolongá-las por mais um ano, de modo a chegar-se, até meados de 2010, a um compromisso entre os países pró e contra a caça à baleia.

Também adiada ficou a decisão sobre uma proposta da Dinamarca para que a Gronelândia seja autorizada a caçar dez baleias-de-bossas, além dos 233 grandes cetáceos de outras espécies que já pode capturar, para subsistência da sua população aborígene.

A CBI aprovou ainda, hoje, uma resolução que alerta para os potenciais efeitos das alterações climáticas sobre os cetáceos. Citando um relatório anterior, a resolução diz que algumas espécies podem ser fortemente afectadas, sobretudo as que vivam em zonas restritas ou susceptíveis de rápidas mudanças, ou que já estejam sujeitas ao impacto das actividades humanas. “Para essas espécies, há um potencial real para elevados riscos de extinção”, recorda a resolução.