terça-feira, 23 de junho de 2009

Michelito ameaça com processo - Tauromaquia: Jovem de 11 anos impedido de actuar

(Por André Santos com Lusa. In “Correio da Manhã”, 23 de Junho de 2009)

O jovem toureiro franco-mexicano Michelito, 11 anos, poderá processar a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, depois de esta ter impedido as suas actuações na semana passada. A ameaça foi feita ontem pelo responsável de Michelito, que ameaça agir judicialmente contra a Comissão. Entretanto, o embaixador do México em Portugal garante apoiar o toureiro.

"A nossa advogada está a tratar de tudo para que o menor possa actuar", garantiu ao CM Inácio Ramos, responsável de Michelito em Portugal. "Se a situação não se resolver, agiremos judicialmente contra a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens", disse ao CM. Em causa estão mais sete corridas do jovem toureiro, agendadas para os próximos meses em Portugal (Vizela, Albufeira, Monte Gordo, Alcochete, Coruche, Barqueiros e Montemor-o--Novo), bem como a repetição das da última semana, nas quais Michelito não pôde actuar.

A questão chegou entretanto à embaixada do México, tendo o embaixador Mauricio Toussaint demonstrado a sua preocupação com a situação. "Caso avancem [com o processo], apoiaremos e acompanharemos todos os processos legais, pois é nossa obrigação assegurar o bem-estar de cidadãos mexicanos em Portugal."

Na origem da polémica estão duas corridas (Campo Pequeno e Portalegre), nas quais o jovem não participou devido a uma decisão da Comissão, que considerava o peso do animal desproporcional à idade da criança, e à inexistência de um atestado passado por um médico de Medicina no Trabalho. Quanto à falta do documento, o responsável de Michelito garante ter entregue "tudo o que foi pedido, pelo que esse atestado não foi requerido".

Michelito confessou à Lusa que considera a decisão das autoridades "incompreensível": "Vinha a Portugal com a ilusão de triunfar e dar alegria ao povo aficionado."