segunda-feira, 23 de junho de 2008

Encontro nacional quer plano para salvar animais

Por Isabel Lopes ("Expresso Online", "O Cantinho do Smith", 23 de Junho de 2008)

A associação Animal promove no próximo sábado, em Lisboa, uma reunião aberta a todos os que se interessam pelos animais. A inscrição termina amanhã.

Criar um plano de princípios e de acção para mudar "a situação de calamidade nacional que afecta os cães e gatos em Portugal " é o objectivo de um encontro nacional que a associação Animal promove no próximo sábado, em Lisboa.

Sob o lema "Reforçar e Modernizar a Protecção dos Cães e Gatos em Portugal", o encontro é aberto a todas as pessoas, grupos e organizações que se interessam pelo tema e que são convidadas a apresentar propostas e sugestões para "benefício exclusivo" dos animais.

No quadro traçado pela Animal sobre a situação actual, é sublinhado que "todos os anos muitas centenas de milhares de cães e gatos em Portugal continuam à espera de um melhor futuro, de sistemas eficazes de protecção, de estruturas de qualidade que ofereçam respostas para os problemas que os afectam". Um plano que, sublinha a associação, nunca chega, pese embora os animais continuem a ser "abandonados pelas suas famílias ou nascendo nas ruas, vítimas de crueldade e/ou negligência, incluindo no domicílio, aprisionados à espera da morte em canis/gatis municipais, alojados em abrigos sobrelotados de instituições de protecção dos animais que não têm mãos a medir para lidar com tantas necessidades".

Para participar neste encontro nacional é obrigatório, devido a questões logísticas (razão pela qual o local ainda não foi divulgado), efectuar uma inscrição (gratuita) para rita.silva@animal.org.pt.