sexta-feira, 27 de junho de 2008

Por favor, peça à SONAE Distribuição que termine a venda de bilhetes para touradas nas lojas WORTEN

As lojas WORTEN, do grupo SONAE Distribuição, vendem bilhetes para touradas. Até ao momento, o Serviço de Apoio ao Cliente da WORTEN não respondeu às muitas mensagens que recebeu de centenas de pessoas que pedem à WORTEN para, à semelhança da FNAC, não vender bilhetes para touradas

Por favor, escreva à SONAE Distribuição e peça a este grupo para pôr fim à venda de bilhetes nas lojas WORTEN. Envie a mensagem abaixo sugerida – ou, se preferir, escreva e envie a sua mensagem – para comunicacao@sonae.pt; provedor@sonae.pt; presidente@sonae.pt; public.relations@modelocontinente.pt, Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida

Ao Exm.º Senhor Presidente da SONAE,
Ao Exm.º Senhor Provedor da SONAE,
À Direcção de Comunicação e Relações Públicas da SONAE,
À Direcção de Comunicação e Relações Públicas da SONAE Distribuição,

Ex.mas/os Senhoras/es,

Escrevo a V. Ex.as a propósito do facto de pelo menos algumas lojas WORTEN estarem a vender bilhetes para touradas.

As touradas são actos bárbaros que consistem exclusivamente em infligir sofrimento cruel e prolongado a touros e outros animais em nome de uma forma de entretenimento que não pode ter lugar numa sociedade civilizada. Não é, pura e simplesmente, admissível que a tradição ou o negócio – razões invocadas pela indústria tauromáquica para tentar justificar a carnificina de milhares de touros por ano – sirvam como razões válidas para suportarem esta actividade obscura e medieval de violência gratuita e extrema contra animais.

As touradas não só não são moralmente aceitáveis, também já não são socialmente aceites em Portugal e no mundo. Segundo sondagens recentes, a maioria absoluta dos portugueses quer que o Parlamento proíba as touradas em Portugal (sondagem Metris GfK/CIES/ISCTE, feita em Março e Abril 2007).

Nos dois últimos meses, oito importantes empresas nacionais e internacionais, entre as quais se contam a Ben & Jerry´s, a Super Bock / UNICER, a Melka e a KODAK, terminaram o seu envolvimento com as touradas em Portugal. Ao fazê-lo, tomaram uma posição forte de condenação da crueldade contra animais. Destas posições, destacam-se as palavras do Presidente da KODAK Reino Unido, Julian Baust, que afirmou, num comunicado, "A KODAK não aceita de modo algum a crueldade contra animais”, deixando, assim, marcada uma categórica posição por parte desta empresa relativamente à crueldade contra animais de que as touradas se revestem.

Recentemente, há cerca de três semanas, um Tribunal de Lisboa reconheceu formalmente que as touradas são espectáculos cruéis e violentos, em que os animais são submetidos a experiências de sofrimento intenso e agudo, tendo este Tribunal também reconhecido que se tratam de espectáculos capazes de influenciar negativamente a personalidade das pessoas – especialmente de crianças e de adolescentes –, habituando-as e insensibilizando-as relativamente ao sofrimento e à inflicção deste, fenómenos que são apresentados como normais e aceitáveis nas touradas, mas que indivíduos e sociedades saudáveis devem rejeitar em absoluto.

Em face do exposto – e tendo em consideração que outras cadeias que operam na mesma área, como a FNAC, não vendem bilhetes para touradas –, venho pedir à SONAE Distribuição e à WORTEN, na pessoa de V. Ex.as, que reavaliem esta situação e que, por favor, terminem a presente oferta / comercialização de bilhetes para touradas em lojas WORTEN (ou em quaisquer outras do grupo SONAE). Tal decisão estaria em linha com a postura moderna, progressista e excelentemente bem reputada de que a SONAE se pode orgulhar de ter em Portugal, além de que estaria também em linha com o sentir social da esmagadora maioria dos portugueses e dos europeus.

Ficarei, pois, na expectativa de uma resposta de V. Ex.as – que confio que será positiva – e adianto que seria com muito gosto que me tornaria fiel cliente da WORTEN logo que a V. empresa tomasse esta decisão.

Antecipadamente agradecendo a atenção de V. Ex.as,
Com os melhores cumprimentos,

Nome:
Cidade:
E-mail: