quarta-feira, 30 de julho de 2008

Peça aos Hotéis Vila Galé para terminarem a sua íntima associação com as touradas

Peça aos Hotéis Vila Galé para terminarem a sua íntima associação com as touradas O Hotel Rural Vila Galé Clube de Campo tem uma ganadaria que cria touros para touradas e onde são organizadas "garraiadas no picadeiro/tentadeiro", como anuncia o hotel

O grupo Hotéis Vila Galé mantém uma íntima relação com as touradas: a Ganadaria Vila Galé, que pertence a este grupo hoteleiro, é uma das mais populares ganadarias que cria e vende touros para touradas. Ao mesmo tempo, o Hotel Rural Vila Galé Clube de Campo, situado no distrito de Beja, “proporciona” – tal como anuncia o próprio site do grupo – “o acesso a várias actividades de animação”, entre as quais “garraiadas [touradas com touros jovens] no picadeiro/tentadeiro” (http://www.vilagale.pt/pages/hoteis/?hotel=14).

Por favor, escreva ao grupo Hotéis Vila Galé e peça a este grupo hoteleiro – que detém diversos hotéis em Portugal e alguns no Brasil – que ponha fim a qualquer relação que mantenha com a tauromaquia, desde logo pondo fim à criação e venda de touros da Ganadaria Vila Galé e à inclusão de garraiadas ou quaisquer actos tauromáquicos no programa de actividades do Hotel Rural Vila Galé Clube de Campo. Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – para: reservas@vilagale.pt; Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida

À Administração dos Hotéis Vila Galé,

Ex.mos Senhores,

Venho escrever a V. Ex.as para apresentar o meu protesto contra o envolvimento do grupo Vila Galé na tauromaquia.

Considero profundamente reprovável que o grupo Vila Galé mantenha uma ganadaria (a Ganadaria Vila Galé) que cria touros que são vendidos para touradas, nas quais são selvaticamente torturados em nome de uma forma de entretenimento que já não tem nem pode ter lugar na sociedade civilizada que se pretende que seja a sociedade portuguesa dos dias de hoje. Se essa actividade não é aceitável em circunstância alguma, é especialmente lamentável notar que um importante grupo hoteleiro como o grupo Vila Galé está envolvido na mesma e de modo tão íntimo. Considero igualmente censurável o facto de, no Hotel Rural Vila Galé Clube de Campo, no Alentejo, ser proporcionado aos seus clientes “o acesso a […] garraiadas [que são touradas com garraios, ou seja, touros jovens] no picadeiro/tentadeiro”.

O grupo Hotéis Vila Galé está, desta maneira, a fazer parte de uma actividade que ofende os mais elementares princípios da ética e da compaixão na qual hoje, felizmente, a grande maioria dos portugueses se revê – e segundo a qual a tortura de animais em espectáculos sanguinários extremamente violentos como são as touradas não é de todo admitida. Hoje, também felizmente, os portugueses pensam, decidem e consomem prestando consideração ao modo como as diferentes instituições – nomeadamente as empresas e marcas que operam nos diferentes mercados – se posicionam relativamente ao respeito pelos direitos dos animais.

Foi neste contexto que, nos últimos três meses, nove grandes empresas, nacionais e internacionais, terminaram a associação que de algum modo mantinham com uma ou várias iniciativas tauromáquicas, tendo-o feito em resposta aos muitos pedidos e reclamações que receberam nesse sentido de consumidores eticamente conscientes e vigilantes, como eu, que querem ter a certeza de que premeiam as boas condutas e boas práticas das empresas que respeitam os animais tornando-se fiéis consumidores dos seus produtos e serviços, ao mesmo tempo que se querem certificar de que boicotam qualquer empresa que adopte uma postura contrária a esta. A resposta destas empresas – entre as quais se contam a Ben & Jerry´s, a UNICER, a KODAK e a MELKA – foi especialmente forte e marcante em vários casos, nomeadamente quando o Presidente da KODAK Reino Unido afirmou, na tomada de posição desta multinacional sobre uma associação local da marca KODAK a um programa tauromáquico televisivo em Portugal, que “a KODAK não aceita de modo algum a crueldade contra animais”, tendo o mesmo responsável dado instruções, no seguimento das reclamações que recebeu, para que a dita associação da KODAK às touradas fosse imediatamente terminada – o que aconteceu.

Venho pedir o mesmo a V. Ex.as: que o grupo Hotéis Vila Galé dê o passo que projectará este grupo hoteleiro como um grupo atento aos princípios éticos sob os quais os animais também são incluídos no círculo de seres que merecem respeito e protecção e ao sentir social – que se manifesta de forma cada vez mais visível, audível e activa no seio da sociedade portuguesa – que reconhece e integra estes princípios no conjunto de valores essenciais da nossa sociedade. Os Hotéis Vila Galé têm tudo a ganhar, em termos promocionais, nacional e internacionalmente, se derem um passo tão importante, exemplar e louvável como esse – tanto quanto teriam a perder, caso não dessem esse passo e mantivessem a presente relação com a tauromaquia, hipótese que, confio, não será a escolhida por V. Ex.as.

Ficarei, pois, na expectativa de uma resposta de V. Ex.as, acreditando que será positiva, e agradeço antecipadamente a atenção dispensada à presente mensagem,

Com os meus melhores cumprimentos,

Nome:
Cidade:
E-mail: