terça-feira, 15 de julho de 2008

Por favor, peça à MOVIFLOR que retire o anúncio que está a difundir com um forcado para promover a sua loja de Santarém

Os forcados, que actuam em grupos de oito homens, vêm violentar os touros quando estes se encontram gravemente feridos, exaustos, confusos e assustados, depois de terem sido severamente torturados pelos toureiros

A cadeia de comercialização de mobiliário MOVIFLOR tem estado a difundir um anúncio no qual figura um forcado, no contexto da promoção que está a fazer da sua nova loja de Santarém (pode ver o anúncio online em http://www.moviflor.pt/).

Por favor, peça à MOVIFLOR que retire este anúncio através do qual está a promover um dos lamentáveis elementos das touradas – os forcados, indivíduos que actuam em grupos de oito homens que intervêm na parte final da tourada à portuguesa, violentando os touros quando estes se encontram gravemente feridos, exaustos, confusos e assustados, depois de terem sido severamente torturados pelos toureios durante cerca de 20 minutos. Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – para: 707202820@moviflor.pt; Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida

À Administração da MOVIFLOR,

Venho dirigir a presente mensagem a V. Ex.as para expressar a minha indignação e oposição relativamente ao facto da V. empresa estar a difundir um anúncio, para promover a loja MOVIFLOR de Santarém, no qual figura um forcado.

Entendo que esse anúncio é de muito mau gosto, não só porque promove a figura dos forcados – que, pela violência gratuita que exercem contra os touros, só merecem condenação ao invés de promoção –, mas também porque se presta à retirada de uma imediata e aparentemente óbvia conclusão de que a MOVIFLOR, ao promover este anúncio nestes termos, está de algum modo a tomar o partido dos forcados e daquilo que de tão mau representam – a terrível actividade que é a tauromaquia – numa discussão pública que há anos ocorre na sociedade portuguesa e que hoje, felizmente, fruto de uma intensificação desta discussão e da informação e sensibilização que lhe têm dado forte base, pende de longe muito mais a favor da abolição das touradas do que a favor da manutenção destes espectáculos sanguinários.

Hoje, felizmente, os portugueses pensam, decidem e consomem prestando consideração ao modo como as diferentes instituições – nomeadamente as empresas e marcas que operam nos diferentes mercados – se posicionam relativamente ao respeito pelos direitos dos animais.

Foi neste contexto que, nos últimos três meses, nove grandes empresas, nacionais e internacionais, terminaram a associação que de algum modo mantinham com uma ou várias iniciativas tauromáquicas, tendo-o feito em resposta aos muitos pedidos e reclamações que receberam nesse sentido de consumidores eticamente conscientes e vigilantes, como eu, que querem ter a certeza de que premeiam as boas condutas e boas práticas das empresas que respeitam os animais tornando-se fiéis consumidores dos seus produtos e serviços, ao mesmo tempo que se querem certificar de que boicotam qualquer empresa que adopte uma postura contrária a esta. A resposta destas empresas – entre as quais se contam a Ben & Jerry´s, a UNICER, a KODAK e a MELKA – foi especialmente forte e marcante em vários casos, nomeadamente quando o Presidente da KODAK Reino Unido afirmou, na tomada de posição desta multinacional sobre uma associação local da marca KODAK a um programa tauromáquico televisivo em Portugal, que “a KODAK não aceita de modo algum a crueldade contra animais”, tendo o mesmo responsável dado instruções, no seguimento das reclamações que recebeu, para que a dita associação da KODAK às touradas fosse imediatamente terminada – o que aconteceu.

E é isto que venho pedir a V. Ex.as – que o dito anúncio em que lamentavelmente figura um forcado (ou um modelo/figurante a representar um forcado) seja imediata e totalmente retirado de circulação pela MOVIFLOR, da qual espero – para me manter como cliente da V. empresa, e, mais do que isso, para me tornar ainda melhor cliente, caso a V. empresa responda positivamente a este meu pedido – que aproveite esta oportunidade para se distanciar totalmente, agora e doravante, da tauromaquia e de tudo o que lhe está associado, a bem dos animais de Portugal e do progresso moral e cultural do nosso país.

Ficando na expectativa de uma resposta de V. Ex.as, confiando que será positiva, e agradecendo antecipadamente a atenção dispensada à presente mensagem,

Apresento os meus melhores cumprimentos,

Nome:
Cidade:
E-mail: