sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Parlamento Europeu contra clonagem

Embargo à importação Parlamento Europeu contra clonagem

Pretende-se interditar a clonagem de animais, a criação de gado clonado e a comercialização de carne e produtos lácteos provenientes de exemplares clonados.

(In “Expresso”, 5 de Setembro de 2008)

O Parlamento Europeu pediu à Comissão Europeia que proíba a clonagem de animais para a produção de alimentos, sugerindo ainda que seja proibida a futura importação de produtos como carne e leite provenientes de animais clonados.

Num projecto de resolução aprovado quarta-feira por larga maioria - 622 votos, 32 contra e 25 abstenções -, os eurodeputados pedem ao executivo de Bruxelas que apresente propostas legislativas para uma proibição formal da clonagem para os referidos fins.

Não existem ainda no mercado produtos derivados de cabeças de gado clonadas, mas os peritos na matéria prevêem que entrem no mercado dentro de dois anos.

O Parlamento Europeu quer ver interdita a clonagem de animais, a criação de gado clonado e a comercialização de carne e produtos lácteos provenientes de exemplares clonados. Solicita ainda um embargo à importação de animais clonados, do seu esperma e embriões.

Na origem das preocupações dos eurodeputados está, nomeadamente, a elevada taxa de mortalidade nos animais clonados e a redução da diversidade genética, bem como o aumento de riscos de doenças entre os rebanhos e manadas.