quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A ANIMAL recomenda vivamente: "Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães"

Todas as crianças e adultos devem assistir a esta excelente, divertida e educativa peça de teatro sobre a relação entre os animais e os humanos e sobre a liberdade

“Neste Outono/Inverno, todos os pais, assim como todas as escolas e empresas, deveriam organizar idas familiares ou escolares à peça «Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães», que divertirá, estimulará e educará importantemente crianças (e adultos) – em vez de organizarem visitas a deseducativos, degradantes e cruéis espectáculos de circo com animais”
-- Miguel Moutinho, Presidente da ANIMAL

Estreada no passado sábado, 15 de Novembro, apresentada pela Companhia Teatral do Chiado, está em cena até ao final do mês de Dezembro, no Auditório do Colégio de São João de Brito (Lumiar), a peça “Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães”, de Manuel António Pina (autor de inúmeros artigos, na sua coluna “Por Outras Palavras”, no “Jornal de Notícias”, em que corajosamente toma frequentemente posição a favor dos direitos dos animais).

Com um texto perfeito – cuja qualidade, quer quanto à forma, quer quanto ao conteúdo, não espantam, considerando quem é o seu autor –, esta peça apresenta-nos questões diversas, ironizando, e deixando, sem doutrinar, uma mensagem (que se subdivide em muitas mensagens importantes) fundamental acerca de um bem tão fundamental e precioso como é a liberdade, ao mesmo tempo que desafia a presunção – que os humanos sempre mantêm – de que a falta de liberdade pode ser compensada pelo exercício de uma subjugação amenizada ou de uma escravatura dulcificada pela proporção de confortos. Uma das questões levantadas de forma descontraída e divertida mas inteligente e certeira prende-se exactamente com a aceitação de que é legítimo manter em cativeiro e sob domínio alguém (nomeadamente animais) desde que, embora sem serem livres, sejam relativamente “bem tratados”. Não há como não concluir que “Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães” é, quer de um ponto de vista de crítica social e educacional, quer de um ponto de vista dos direitos dos animais, uma peça perfeita de educação e de apelo à reflexão, desde logo porque é tão acessível e interessante para crianças de tenra idade, quanto é alegre, cativante e estimulante para adultos de todas as idades.

Excelentemente encenada por Manuel Mendes, e brilhantemente interpretada pela actriz vegana e defensora dos direitos dos animais Maria Dias (Natalie, na telenovela Rebelde Way, da SIC), e por Helena Veloso, Diogo Andrade e Gonçalo Ruivo, “Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães” é, como a descreve a Companhia Teatral do Chiado,

“uma peça em que [...] tudo acontece como se passássemos a ver o nosso mundo pelos olhos dos animais, [...] como se os animais tivessem a vida dos humanos – e os humanos fossem os seus bichos de estimação. Estes animais são, portanto, muito parecidos com certas pessoas: o Juiz Elefante e o Papagaio Advogado fazem lembrar outros juízes e outros advogados (e fazer lembrar não quer dizer que sejam iguais...).

O que é roubar, o que é prender, o que é julgar? Quando a vida de gente é pior do que "vida de cão", deve-se fugir ou obedecer? É bom ser livre ou é melhor estar preso e não ter que pensar em nada?

Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães inicia as crianças nestas perguntas, simples mas infinitas, onde o sentido das coisas deixa de ser tão evidente como certas banalidades, muito repetidas, nos fazem acreditar. Jogando com as palavras, virando do avesso o mundo como o conhecemos, M. A. Pina abre às crianças (e reabre aos adultos!) o prazer de perguntar. E é rindo que o faz, fazendo-nos rir "de nós mesmos e dos outros"."

Para mais informações sobre a peça “Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães” e/ou para comprar bilhetes (ou organizar idas à peça através da sua escola ou empresa), por favor visite o site da Companhia Teatral do Chiado, em http://www.companhiateatraldochiado.pt/info_peca.php?n_peca=50. Sempre que possível, por favor refira na bilheteira ou directamente à Companhia Teatral do Chiado que soube da peça através da recomendação da ANIMAL.