quinta-feira, 26 de março de 2009

Animais foram encontradas em casa de um particular – Macacas-de-tarrafe resgatadas na Amareleja vão ter nova casa hoje

(In “Público”, 26 de Março de 2009)

Três macacas-de-tarrafe, resgatadas de uma casa particular na Amareleja, Moura, serão hoje entregues pela Associação Animal à reserva animal Monte Selvagem, localizada em Montemor-o-Novo. O processo foi acompanhado pelo Instituto para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, ICNB.

Os animais, mãe e duas filhas, foram encontrados na terça-feira da semana passada, cativos numa casa particular e apreendidos pelo Serviço de protecção da Natureza da GNR de Moura. A detenção de primatas por privados é proibida pela legislação portuguesa.

Num comunicado, a associação Animal conta como soube da apreensão dos animais pelas notícias e, estando a GNR à procura de uma nova casa para os animais, a Animal encetou conversações com o Monte Selvagem e com o ICNB, para que esta reserva animal se assumisse como instituição de acolhimento das três macacas.

“A ANIMAL estabeleceu contacto com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), autoridade CITES (aplicadora e fiscalizadora em Portugal da CITES – Convenção Internacional sobre o Comércio de Espécies Ameaçadas de Extinção), no sentido de requerer a este organismo que a guarda das primatas fosse atribuída à ANIMAL, para colocação destas num espaço adequado às características e necessidades da espécie no Monte Selvagem, onde, além do mais, existe uma equipa que não só cuidará delas como trabalhará no sentido de as reabilitar do ponto de vista comportamental e social, desde logo quanto ao seu bem-estar”, diz a associação em comunicado.

Envolvida neste processo está também a International Primate Protection League, responsável também pelo seguimento do processo, a par com o ICNB.

No monte Selvagem existem já três macacos-de-tarrafe.