quinta-feira, 26 de março de 2009

Três macacas instaladas apreendidas pela GNR – Animais foram colocadas na reserva animal Monte Selvagem

(In “TVI 24”, 26 de Março de 2009)

Três macacas-de-tarrafe, mãe e duas crias, na posse de um privado na Amareleja, em Moura, foram apreendidas pela GNR na semana passada. Esta quinta-feira as macacas-de-tarrafe foram instaladas na reserva animal Monte Selvagem, no concelho alentejano de Montemor-o-Novo.

De acordo com a «Lusa», a operação foi desenvolvida pela associação ANIMAL, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e a International Primate Protection League. O presidente da associação ANIMAL, Miguel Moutinho, explica que «é extremamente positivo e compensador termos a oportunidade de, numa boa colaboração entre as diversas partes envolvidas, ajudarmos estas primatas, colocando-as num bom parque».

A directora do Monte Selvagem, Ana Paula Santos, diz ainda que a reserva cumpre a sua missão de «acolher os animais que necessitem de condições de bem-estar». As três macacas-de-tarrafe, ilegalmente em cativeiro em Amareleja, foram apreendidas a 17 de Março pelo Núcleo de Protecção Ambiental (SEPNA) do Destacamento Territorial de Moura da GNR.