terça-feira, 10 de março de 2009

Peça ao Presidente da Câmara Municipal de Braga que não autorize tourada prevista para ter lugar na cidade a 20 de Junho

Peça ao Presidente da Câmara Municipal de Braga que não autorize tourada prevista para ter lugar na cidade a 20 de Junho e que, em vez disso, declare Braga uma cidade anti-touradas, como aconteceu em Viana do Castelo

Está a surgir a notícia, em alguns sites tauromáquicos, de que, no dia 20 de Junho, a cidade de Braga receberá uma tourada no contexto das Festas da Cidade – Festas de S. João.

Braga é uma cidade onde não existe uma praça de touros – esta tourada está prevista para decorrer numa praça desmontável – e onde não existe qualquer tradição tauromáquica, indicando os residentes na cidade que não se lembram sequer de alguma vez ter havido touradas na cidade. Trata-se, pois, de mais uma tentativa da indústria tauromáquica de levar touradas onde elas não existem, para tentarem salvar a tauromaquia do declínio ruinoso em que se encontra.

Por favor, envie a mensagem sugerida abaixo – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – ao Presidente da Câmara Municipal de Braga, pedindo-lhe não só para não autorizar a realização desta ou de qualquer outra tourada em Braga – uma vez que uma tourada só poderá ter lugar nesta cidade se a câmara a autorizar – mas também para declarar oficialmente Braga uma cidade anti-touradas, como aconteceu em Viana do Castelo, por decisão da Câmara Municipal desta cidade. Por favor envie a sua mensagem para: gab.presidencia@cm-braga.pt; comunica@cm-braga.pt; municipe@cm-braga.pt; Com Conhecimento (Cc) a: campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida

Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga:

Excelência,

Está a surgir a notícia, em alguns sites tauromáquicos, de que, no dia 20 de Junho, a cidade de Braga receberá uma tourada no contexto das Festas da Cidade – Festas de S. João.

Braga é uma cidade onde não existe uma praça de touros – esta tourada está prevista para decorrer numa praça desmontável – e onde não existe qualquer tradição tauromáquica, sendo que muitos munícipes da cidade não se lembram sequer de alguma vez ter havido touradas em Braga e não querem, de modo algum, chegar a ver alguma acontecer na cidade. Esta trata-se, pois, de mais uma tentativa da indústria tauromáquica de levar touradas onde elas não existem, para tentarem salvar a tauromaquia do declínio ruinoso em que se encontra.

Peço a V. Ex.ª que não permita que uma actividade cruel e sangrenta como é a tourada possa encontrar palco em Braga, cidade que deve continuar a estar livre de touradas.

Peço à Câmara Municipal de Braga, na pessoa de V. Ex.ª, que não só recuse conceder qualquer licença ou autorização, em tudo o que dependa do Município de Braga, para a realização desta ou de qualquer outra tourada, como apelo ainda a V. Ex.ª que, seguindo o exemplar e histórico passo que a cidade de Viana do Castelo acabou de dar, declare oficialmente Braga a segunda «cidade anti-touradas» de Portugal, colocando-a na vanguarda de Portugal enquanto cidade amiga dos animais, progressista e promotora dos melhores e mais avançados valores éticos, que tanto afirma, sem hesitações, a importância inquestionável dos direitos humanos, quanto sustenta, de forma categórica, a respeitabilidade dos animais.

Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.ª e ficando na expectativa de uma resposta a esta mensagem, que espero que seja positiva,

Com os meus melhores cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]