sábado, 21 de março de 2009

Peça ao Presidente da Câmara Municipal de Cascais que não autorize tourada nesta cidade

Peça ao Presidente da Câmara Municipal de Cascais que não autorize tourada prevista para ter lugar na cidade a 20 de Junho e que, em vez disso, declare Cascais uma cidade anti-touradas, como aconteceu em Viana do Castelo e poderá acontecer em Braga

De acordo com o site tauromáquico “Toureio.com”, está a ser preparada uma tourada que terá lugar em Cascais, no dia 20 de Junho, e que está a ser anunciada como a “1ª Grande Corrida "Restaurante Mealhada Café".

Cascais é uma cidade onde a praça de touros fixa que existia foi desactivada há muitos anos, não tendo havido, desde então, actividade tauromáquica na cidade. Esta tourada marcada para Junho surge, então, como mais uma tentativa da indústria tauromáquica de tentar espalhar touradas por todas as zonas do país, para tentar conter a queda que está experienciar.

Por favor, envie a mensagem sugerida abaixo – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – ao Presidente da Câmara Municipal de Cascais, pedindo-lhe não só para não autorizar a realização desta ou de qualquer outra tourada em Cascais – uma vez que uma tourada só poderá ter lugar nesta cidade se a câmara a autorizar – mas também para declarar oficialmente Cascais uma cidade anti-touradas, como aconteceu em Viana do Castelo e como poderá acontecer em Braga, cujo município também não autorizou uma tourada que estava marcada para ter lugar nesta cidade em Junho. Por favor envie a sua mensagem para: gab.municipe@cm-cascais.pt; provedor.municipal@cm-cascais.pt; Com Conhecimento (Cc) a: campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida

Exm.º Senhor Dr. António d'Orey Capucho,
Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Cascais:

Com Conhecimento ao Exm.º Senhor Provedor Municipal de Cascais:

Excelência,

De acordo com pelo menos uma notícia veiculada por um site tauromáquico (“Toureio.com”), está a ser preparada uma tourada para decorrer em Cascais, no dia 20 de Junho – a “1ª Grande Corrida "Restaurante Mealhada Café".

Cascais é uma cidade que ficou felizmente livre de touradas quando a sua praça de touros foi desactivada, pelo que esta tourada está prevista para decorrer numa praça desmontável. Cascais não tem sequer forte tradição tauromáquica e a pouca actividade tauromáquica que tinha ficou perdida, aquando da feliz desactivação da praça de touros de Cascais. A ideia de organizar uma tourada em Cascais trata-se, pois, de mais uma tentativa da indústria tauromáquica de levar touradas onde elas não existem, para tentar salvar a tauromaquia do declínio ruinoso em que se encontra.

Peço a V. Ex.ª que não permita que uma actividade cruel e sangrenta como é a tourada possa voltar a encontrar palco em Cascais, cidade que tem estado e deve continuar a estar livre de touradas. Lembro, a este propósito, que, face a semelhantes apelos dirigidos ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga, a propósito de uma tourada que também tinha anunciada para decorrer a 20 de Junho nesta cidade, este autarca decidiu de imediato não autorizar qualquer tourada em Braga, assim respondendo positivamente aos milhares de apelos que recebeu de pessoas preocupadas com a possibilidade daquela tourada ali decorrer.

De igual modo, e indo ainda mais longe, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo decidiu, no início deste ano, dar um passo pioneiro em Portugal: declarou Viana do Castelo uma cidade anti-touradas, decidindo não voltar a autorizar a realização de touradas nesta cidade (sempre que tal dependa de autorização do município) e decidindo comprar a praça de touros local para a converter num centro educativo de ciência viva. Na sequência da tomada destas decisões, o autarca de Viana do Castelo foi louvado por milhares de pessoas de Portugal e de países de todo o mundo, assim como por dezenas de organizações de protecção dos animais de todo o mundo. Nessa instância, o Senhor Dr. Defensor Moura considerou esta sua medida como “a medida mais popular de sempre” que alguma vez tomou como autarca.

Venho, pois, pedir à Câmara Municipal de Cascais, na pessoa de V. Ex.ª, que não só recuse conceder qualquer licença ou autorização, em tudo o que dependa do Município de Cascais, para a realização desta ou de qualquer outra tourada, como apelo ainda a V. Ex.ª que, seguindo o exemplar e histórico passo que a cidade de Viana do Castelo deu, declare oficialmente Cascais a segunda «cidade anti-touradas» de Portugal, colocando-a na vanguarda de Portugal enquanto cidade amiga dos animais, progressista e promotora dos melhores e mais avançados valores éticos, que tanto afirma, sem hesitações, a importância inquestionável dos direitos humanos, quanto sustenta, de forma categórica, a respeitabilidade dos animais.

Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.ª e ficando na expectativa de uma resposta a esta mensagem, que espero que seja positiva,

Com os meus melhores cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]