sábado, 21 de março de 2009

Tourada na Marinha Grande? Não!

Tourada na Marinha Grande? Não! Por favor, peça ao Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande que retire o apoio do Município da Marinha Grande a tourada marcada para o dia 5 de Abril e que não a autorize

Está a ser anunciada para o dia 5 de Abril a “I Grande Corrida de Toiros Sport Lisboa e Marinha”, que decorrerá no campo de futebol deste clube da Marinha Grande e que terá como finalidade a angariação de fundos para o mesmo. Esta tourada tem como entidade apoiante a Câmara Municipal da Marinha Grande.

Por favor, envie a mensagem sugerida abaixo – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – ao Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, pedindo-lhe para retirar o apoio do Município da Marinha Grande a esta tourada e também para não a autorizar. Por favor envie a sua mensagem para: gap@cm-mgrande.pt; alb.cascalho@cm-mgrande.pt; Com Conhecimento (Cc) a: campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida

Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande:

Excelência,

Está a ser anunciada para o dia 5 de Abril a “I Grande Corrida de Toiros Sport Lisboa e Marinha”, que decorrerá no campo de futebol deste clube da Marinha Grande e que terá como finalidade a angariação de fundos para o mesmo. Esta tourada tem como entidade apoiante a Câmara Municipal da Marinha Grande, segundo o que está a ser anunciado.

Neste contexto, venho pedir à Câmara Municipal da Marinha Grande, na pessoa de V. Ex.ª, que impeça que o Município e o Concelho da Marinha Grande fiquem com a sua imagem manchada pelo sangue dos animais que serão torturados nesta tourada anunciada para 5 de Abril. Peço concretamente a V. Ex.ª que (1) retire o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande a esta tourada e que (2) não autorize esta tourada, em tudo o que dependa de licenças e autorizações do Município que V. Ex.ª administra.

Julgo ser fundamental salientar que o que peço a V. Ex.ª tem encontrado um eco extremamente positivo junto de outros autarcas.

Face a semelhantes apelos dirigidos ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga, a propósito de uma tourada que também tinha anunciada para decorrer a 20 de Junho nesta cidade, este autarca decidiu de imediato não autorizar qualquer tourada em Braga, assim respondendo positivamente aos milhares de apelos que recebeu de pessoas preocupadas com a possibilidade daquela tourada ali decorrer.

De igual modo, e indo ainda mais longe, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo decidiu, no início deste ano, dar um passo pioneiro em Portugal: declarou Viana do Castelo uma cidade anti-touradas, decidindo não voltar a autorizar a realização de touradas nesta cidade (sempre que tal dependa de autorização do município) e decidindo comprar a praça de touros local para a converter num centro educativo de ciência viva. Na sequência da tomada destas decisões, o autarca de Viana do Castelo foi louvado por milhares de pessoas de Portugal e de países de todo o mundo, assim como por dezenas de organizações de protecção dos animais de todo o mundo. Nessa instância, o Senhor Dr. Defensor Moura considerou esta sua medida como “a medida mais popular de sempre” que alguma vez tomou como autarca.

Venho, pois, pedir à Câmara Municipal da Marinha Grande, na pessoa de V. Ex.ª, que não só não permita que esta tourada ocorra, como também tome medidas no sentido de livrar permanentemente a Marinha Grande desse grande mal que é a tauromaquia, tomando medidas como a que a Câmara Municipal de Viana do Castelo implementou, reconhecendo e afirmando a importância da protecção dos animais e, assim, colocando-se como entidade pública que compreende e segue o sentido certo de modernidade e progressismo que deve nortear a condução política dos municípios de Portugal.

Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.ª e ficando na expectativa de uma resposta a esta mensagem, que espero que seja positiva,

Com os meus melhores cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]