terça-feira, 24 de março de 2009

"Portugal é de todos" perto do milhar de participantes

(In “Expresso”, 24 de Março de 2009)

A iniciativa da autoria do Expresso, SIC, Visão e AEIOU visa, de uma forma original, comemorar os 35 anos do 25 de Abril através da proposta de soluções para reforçar a Liberdade, aprofundar a Democracia e tornar Portugal num país mais solidário.

Esta semana a iniciativa "Portugal é de todos" atingirá um milhar de participações. Ideias e soluções para reais problemas, desde as pensões de reforma à justiça fiscal, passando pelo ambiente, o combate à corrupção ou até a protecção dos animais, são algumas das propostas avançadas pelos quase um milhar de pessoas que já passaram pelos sites do Expresso, SIC e Visão.

As pensões de reforma são uma preocupação de alguns dos participantes avançando um deles com uma proposta para reduzir a idade da reforma para os 50 anos. Outro dos participantes sugere a redução dos salários dos gestores públicos.

Também a Justiça merece a atenção de muitos dos visitantes. O combate à corrupção e maior transparência da administração pública e o combate à burocracia são propostas recorrentes.

A justiça fiscal é das matérias apontadas como fundamentais para aprofundar a democracia e há quem considere fundamental o respeito pelos animais, sugerindo um quadro legal mais rigoroso na protecção das diversas espécies animais.