quinta-feira, 23 de abril de 2009

Inquérito sobre touradas controverso

(In “Destak”, 23 de Abril de 2009)

A participação no inquérito que a SIC Online colocou no ar segunda-feira, no âmbito do programa "Aqui e Agora" dedicado aos direitos dos animais, atingiu níveis recorde mas desencadeou uma controvérsia sobre a validade da votação.

"Este inquérito é, de longe, o mais participado", assegurou Etiano Branco, coordenador da redacção da SIC Online, à Agência Lusa.

A sondagem - com a pergunta única “Está de acordo com a proibição de touradas, decretada pela Câmara de Viana do Castelo?” - registava, pelas 21:45, um total de 221.728 votos, dos quais 57.125 no "Sim" e 164.603 no "Não" e acendeu os ânimos entre defensores e opositores das touradas.

De acordo com a estação televisiva, o nível de participação "pulveriza todos os recordes de participação em inquéritos online na SIC" e, na Internet, está em curso uma autêntica batalha de argumentos, incluindo diversas denúncias de fraude na votação.

No seu "blog", a associação Animal destaca que, se uma pessoa, "depois de votar, utilizar as ferramentas do seu programa de navegação na Internet (por exemplo, o Internet Explorer) para limpar os “cookies”, quando voltar à página onde está a decorrer o inquérito online, ou se a carregar novamente usando a função “Actualizar” (“Refresh”), poderá votar novamente", podendo repetir o truque as vezes que entender.

Face à denúncia deste expediente, a SIC esclarece que "o inquérito online mais não é do que isso: um inquérito online, sem pretensões de rigor científico, e aberto a toda a comunidade online que queira participar. Os resultados devem, pois, ser lidos com a devida ressalva".

Efectivamente, o simples facto de o inquérito estar disponível para votação em mais do que uma página (nos endereços http://sic.aeiou.pt/online/noticias/programas/aquieagora/Artigos/Direitos+dos+Animais.htm e http://sic.aeiou.pt/online/homepage) permite uma dupla votação, notando-se até uma discrepância nos resultados.

Numa nota colocada na Net às 12:29 de quarta-feira, a SIC acusava a recepção de mais de 2.500 mensagens digitais sobre o tema do programa, que é difundido hoje após o Jornal da Noite, pelas 21:00.

O debate terá como convidados João Palha Ribeiro Telles, figura da tauromaquia, o empresário circense e domador Vítor Hugo Cardinali, o presidente da Associação Animal, Miguel Moutinho, e o veterinário Nuno Paixão.

"Num segundo painel, irá intervir a actriz Maria Vieira", revelou Helena Figueiredo, da produção do programa, à Lusa, assegurando que - ao contrário do que tem vindo a ser difundido em vários e-mails - "não estão previstas outras participações, à excepção da intervenção dos telespectadores".

Em diversas mensagens sobre a edição de hoje do programa são dados como convidados o animador e humorista Nuno Markl (que interviria contra as touradas) e a estilista Fátima Lopes (que se posicionaria a favor), indicando-se também que seriam transmitidos depoimentos do deputado Manuel Alegre e do jornalista Miguel Sousa Tavares, mas todos os nomes foram desmentidos pela produção do "Aqui e Agora".

As reacções ao tema podem ser enviadas para o e-mail aquieagora@sic.pt ou ser escritas na caixa de comentários na página de apresentação do programa, onde constam já mais de 3.700 participações.