sexta-feira, 8 de maio de 2009

Autarca do BE não segue teses do partido

(Por Jorge Talixa. In “Público” 8 de Maio de 2009)

O Bloco de Esquerda votou a favor de um regulamento na Assembleia Municipal de Sintra que proíbe as touradas no concelho e o partido tem assumido uma posição contrária às corridas. Mas a presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, eleita pelo BE, afirma que não faz parte dos seus planos "tomar posição contra ou a favor das corridas de toiros". A tauromaquia "é uma tradição que faz parte da cultura da vila e do concelho, pelo que não iremos vincular o município a uma ou a outra" posição, diz Ana Cristina Ribeiro, a presidente da única autarquia de maioria BE.

Já sobre as posições assumidas por autarcas do BE noutros concelhos e por alguns de dirigentes nacionais do partido, Ana Cristina Ribeiro, que governa a edilidade desde 1997, diz que a sua relação com o Bloco "baseia-se na confiança e no respeito mútuo".

"Tenho muito respeito pelo BE, pelas suas posições e pelas posições dos seus dirigentes. Esse sentimento é mútuo e penso que os dirigentes do BE também respeitam as minhas posições", afirmou a autarca ribatejana, recusando mais comentários à actuação do partido.

Em Salvaterra, há uma praça de toiros, propriedade da Misericórdia, onde se realizam regularmente espectáculos. Ana Cristina Ribeiro garante, contudo, que a edilidade não dá habitualmente apoios directos às corridas ou à reabilitação da praça.

O site da Câmara de Salvaterra sublinha que a praça de toiros da vila (inaugurada em 1920) é "um cartão de visita para todos os aficionados". O tauródromo está entre os maiores da região e mesmo do país, com capacidade para 3992 pessoas. Na última corrida ali realizada, no passado dia 29 de Março, estiveram mais de 2000 espectadores. No município funcionam também algumas das mais conhecidas ganadarias portuguesas.