sexta-feira, 8 de maio de 2009

BE considera «escandaloso» corridas de touros nos Açores

(In “Diário Digital”, 7 de Maio de 2009)

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda no Parlamento dos Açores considerou hoje «escandaloso» que as corridas de touros picadas possam ser legalizadas no arquipélago por vontade de uma minoria com «poder económico e político».

«A introdução da sorte de varas nos Açores não é produto da vontade popular, nem é sequer promovida e apoiada por todos os aficionados da festa brava», refere o BE, num comunicado enviado à Lusa, acrescentando que a questão «está longe de ser consensual».

Para os deputados bloquistas, «o que está em causa é o prazer de um público em assistir ao agonizar do toiro», considerando que este assunto é «uma futilidade» perante a gravidade da crise económica actual.

«Quem despende o seu tempo a magicar formas inovadoras de estrear o novo Estatuto Político-Administrativo com luxos perversos, não está preocupado com o bem-estar dos açorianos», defende o Bloco de Esquerda.

A questão da legalização das corridas de touros picadas adquiriu importância acrescida depois de um grupo de deputados açorianos ter apresentado, a 23 de Abril, um projecto de decreto legislativo regional que, na prática, permitirá a realização da sorte de varas no arquipélago.

O projecto legislativo, com apenas quatro artigos, é subscrito por 26 deputados, do PS, PSD, CDS/PP e PPM, necessitando apenas de mais três votos para garantir a sua aprovação em plenário.

Os líderes regionais do PS, Carlos César, e do PSD, Berta Cabral, já anunciaram a intenção de dar liberdade de voto aos deputados nesta questão.

O diploma baixou à Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais, que está hoje reunida em Ponta Delgada para terminar as audições emitir um parecer, após o que subirá ao plenário do parlamento açoriano para discussão e votação.

O novo Estatuto Político-Administrativo dos Açores atribui competência legislativa ao parlamento regional em matéria de espectáculos e divertimentos públicos na região, onde se incluem as touradas e tradições tauromáquicas nas suas diversas manifestações.

Nas últimas semanas, o tema das corridas picadas tem gerado polémica e divisões na sociedade açoriana, com uma troca de argumentos entre os que apoiam esta medida e os que a rejeitam.

A última corrida picada na Praça de Touros da ilha Terceira realizou-se a 29 de Junho de 2002, no quadro das Festas Sanjoaninas.