quarta-feira, 6 de maio de 2009

Indignação: Espaço com touradas no cabo gera polémica

(Por Tiago Guilherme. In “Diário de Notícias”, 6 de Maio de 2009)

Miguel Moutinho, da Associação Animal, apela às pessoas que boicotem a operadora Zon e mudem para as empresas concorrentes por causa das emissões do Festa Brava, que começa amanhã na posição 29.

A polémica está instalada. Tudo porque a Zon vai incluir no seu pacote um espaço dedicado às touradas: o Festa Brava. A operadora de televisão não lhe chama canal, mas vai colocar a emissão de feiras tauromáquicas e corridas de touros espanholas na posição 29, entre as 16.00 e as 00.00, a partir de amanhã. Quem não gostou da notícia foi Miguel Moutinho, da Associação Animal, que, ao DN, apelou ao boicote da operadora.

"Esta decisão da Zon é profundamente infeliz e censurável. Contactámos a operadora quando soubemos que iria haver o Festa Brava, mas até hoje não obtivemos qualquer resposta. Por isso, vamos apelar, caso não se volte atrás com a decisão, para que as pessoas saiam da Zon e escolham outra operadora. Felizmente, há a concorrência do Meo e outras, que não têm este tipo de canais", disse peremptório Miguel Moutinho, que acrescentou: "A Zon faz isto com fins lucrativos, oferecendo programas que emitem tortura de animais".

"Nos dias de hoje, na sociedade portuguesa - que felizmente está a evoluir -, colocar um canal como o Festa Brava é uma profunda falta de inteligência por parte da Zon. O Meo só tem a ganhar com isto. As pessoas, cada vez mais, percebem que têm poder de decisão. E é tão fácil mudar de operadora...", referiu o representante da Associação Animal. E o facto de mostrar touradas de morte, como são as espanholas, é ainda mais grave? "Para a Animal é indiferente. Não acreditamos que as touradas portuguesas sejam melhores do que as espanholas, por não serem de morte, porque depois das corridas muitos touros ficam a agonizar até morrerem", disse Miguel Moutinho. E nem o facto de Festa Brava ser pago (e não de sinal aberto) faz a Animal ser mais condescendente. "É evidente que se fosse em sinal aberto superaria a indecência. Assim, é menos público, mas não deixa de ser muito censurável. Quem subscrever o Festa Brava vai ter disponível no seu televisor conteúdos que até podem ser vistos por crianças", explicou. E o problema está também na forma como ver touradas desde pequeno pode provocar insensibilidade ao sofrimento dos animais, de acordo com Miguel Moutinho: "Eu próprio, por ter visto, desde criança, touradas na televisão, tenho menos sensibilidade para me chocar com aquela tortura do que cidadãos de países onde não existem. Imaginemos que víamos todos os dias a matança de focas na TV: a partir de certa altura já não nos chocaria tanto".

Tem Zon em casa? "Não, mas se tivesse mudava", concluiu.

O DN contactou com a Zon para ter uma reacção às declarações de Miguel Moutinho, mas até ao fecho desta edição a operadora de cabo não deu qualquer resposta.

Ainda assim, a verdade é que existem muitas pessoas que apreciam a tauromaquia, e esses podem começar a ver o que se passa do outro lado da fronteira (o Festa Brava é um conteúdo espanhol) a partir de amanhã. Os interessados podem pagar uma assinatura de 49,99 euros para ter a emissão livre durante toda a temporada taurina, entre Maio e Outubro, ou subscrever apenas um dos meses por 9,99 euros. O conteúdo vai também estar disponível no vídeoclube, para os aficcionados que pretendam ver apenas as corridas.

A grelha-tipo começa às 16.00 com uma tertúlia, segue às 16.30 com um documentário, às 17.25 com a antevisão da corrida e às 19.00 com a tourada propriamente dita. No final, há um resumo e mais um documentário de uma hora. Seguem-se depois algumas repetições. Ainda neste mês vai ser transmitida a Feira de San Isidro e Rejones (ambas na praça de Las Ventas, em Madrid).