quarta-feira, 6 de maio de 2009

ZON TV Cabo passou a disponibilizar em Portugal canal através do qual exibirá touradas da temporada tauromáquica espanhola – Por favor, proteste

Há alguns dias surgiram indicações de algo que hoje vários sites tauromáquicos noticiam: a ZON TV Cabo vai passar, a partir do dia 7 de Maio, a disponibilizar em Portugal um canal através do qual exibirá touradas da temporada tauromáquica espanhola. Em anexo à presente comunicação da ANIMAL, estão apresentadas as mensagens promocionais que a ZON TV Cabo divulgou para promover esta nova oferta de programação tauromáquica.

É absolutamente chocante e vergonhoso que a ZON TV Cabo tenha tomado a decisão de incluir na sua programação disponível touradas televisionadas, como se não bastasse já o facto das estações de televisão portuguesas promoverem e difundirem um espectáculo medieval de tortura extrema de animais que até um Tribunal de Lisboa considerou chocante e pernicioso para a construção e desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes, e que quatro municípios portugueses decidiram não voltar a autorizar nos seus concelhos.

Por favor, envie a mensagem de protesto abaixo sugerida – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – dizendo à ZON TV Cabo que, se não retirar esta proposta de programação da sua grelha de canais disponíveis, passará a dar preferência às outras operadoras concorrentes da ZON TV Cabo, que não têm qualquer programação tauromáquica disponível. Por favor envie a sua mensagem para: cliente@netcabo.pt; Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida

À Administração da ZON TV Cabo:

Ex.mas/os Senhoras/es,

Há alguns dias surgiram indicações de algo que hoje vários sites tauromáquicos noticiam: a ZON TV Cabo vai passar, a partir do dia 7 de Maio, a disponibilizar em Portugal um canal através do qual exibirá touradas da temporada tauromáquica espanhola. Soube agora deste facto e mal consigo qualificar esta decisão da ZON TV Cabo.

Como pode uma empresa moderna e com a projecção da ZON TV Cabo vir a incluir na sua programação disponível a difusão de um espectáculo medieval de tortura de animais que consiste em provocar hemorragias profundas e severas lesões a animais em nome do entretenimento?

Como pode a ZON TV Cabo considerar, sequer, ser uma plataforma de difusão de imagens horrendas de violência contra animais cuja difusão foi considerada até por um Tribunal de Lisboa como chocante e perniciosa para a construção e desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes?

Como pode a ZON TV Cabo vir tomar uma decisão destas quando, em Portugal, os municípios de Viana do Castelo, Braga, Cascais e Sintra acabam de dar passos no sentido de não voltarem a autorizar touradas nos seus concelhos – justamente pela crueldade contra animais que estes espectáculos vergonhosos envolvem?

Peço à ZON TV Cabo que cancele imediatamente a inclusão deste canal tauromáquico na sua oferta. Caso o não faça – e porque felizmente o mercado oferece alternativas, nomeadamente empresas concorrentes que não cometem o erro de incluir programas e opções tauromáquicas na sua grelha de oferta de canais e programas –, não só rejeitarei a hipótese de usufruir dos serviços da ZON TV Cabo, como aconselharei todos os meus familiares, amigos e conhecidos a fazerem o mesmo.

É fundamental que a ZON TV Cabo saiba que há muitos mais portugueses – e, consequentemente, consumidores e clientes da ZON TV Cabo – a não quererem touradas e gastar o seu dinheiro em empresas que se envolvem com estes espectáculos tauromáquicos, do que há portugueses que tenham ainda o gosto mórbido de assistir à brutalização de animais como espectáculo.

Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.ª e ficando na expectativa de uma resposta a esta mensagem, que espero que seja positiva,

Com os meus melhores cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]