terça-feira, 12 de maio de 2009

Peça ao Presidente da Câmara Municipal da Amadora que não volte a autorizar actividades tauromáquicas nesta cidade

Promotores tauromáquicos organizaram demonstração de toureio e garraiada no Domingo passado, na Brandoa

Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – ao Presidente da Câmara Municipal da Amadora, pedindo-lhe que não volte a deixar que sejam promovidas actividades tauromáquicas no concelho da Amadora. Por favor envie a sua mensagem para: relacoes.publicas@cm-amadora.pt; Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida

Exm.º Senhor Dr. Joaquim Raposo,
Digníssimo Presidente da Câmara Municipal da Amadora:

Excelência,

Soube, através da Associação ANIMAL, que, no passado Domingo, 10 de Maio, decorreu uma demonstração de toureio e uma garraiada na Brandoa, por iniciativa da junta desta freguesia da Amadora, como noticiam os sites tauromáquicos Toureio.com (
http://toureio.com/noticias/5414.htm) e Taurodromo.com (http://taurodromo.com/Noticias/Noticia.aspx?Key=812).

A Amadora é, felizmente, uma cidade sem qualquer tradição ou actividade tauromáquica. No entanto, a indústria tauromáquica tem estado, sobretudo nos tempos recentes, a tentar levar touradas e introduzir actividade tauromáquica em localidades onde esta realidade simplesmente não existe. Tal faz parte de uma estratégia de sobrevivência da indústria tauromáquica em Portugal, que tem estado a enfrentar uma cada vez mais expressiva, generalizada, pública e mediática oposição às touradas. Felizmente, hoje em dia, a maioria absoluta dos portugueses quer que as touradas sejam proibidas a nível nacional, e querem também que as cidades e vilas onde residem assumam compromissos de não autorização de touradas, como aconteceu já em Viana do Castelo, em Braga, em Cascais e em Sintra, em resultado de decisões destes municípios de deixarem de autorizar actividades tauromáquicas. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo foi ainda mais pioneiro, na verdade, tendo declarado Viana do Castelo a primeira «cidade anti-touradas» de Portugal, tendo sido de tal maneira louvado por essa decisão, em Portugal e por pessoas e organizações de todo o mundo, que declarou que esta foi “a medida mais popular de sempre” que tomou enquanto autarca.

Segundo uma sondagem realizada pela Metris GfK, em associação com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, entre Fevereiro e Março de 2007 (enviamos esta sondagem em anexo), 55,7% dos portugueses residentes na Grande Lisboa quer que as touradas sejam proibidas, enquanto 58% dos residentes nesta região, na qual se inclui a Amadora, quer que as cidades e vilas onde reside não autorizem touradas localmente.

As touradas são actos de extrema violência exercidos contra touros indefesos que, ao contrário do que os defensores das touradas absurdamente tentam fazer crer, têm uma evidente capacidade de sofrer, física e psicologicamente, tendo um claro interesse em não ser torturados. Não há nada de belo ou de respeitável num acto de violentação severa de animais como é a tourada. Portugal deve dar passos apenas no sentido de respeitar e proteger cada vez mais os seus animais e não o contrário, e é isso que a maioria dos portugueses quer que aconteça, como demonstra a referida sondagem.

Venho, pois, juntar-se à ANIMAL para pedir a V. Ex.ª, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal da Amadora, que, em face do exposto, tome a decisão, oficializando-a, de não autorizar qualquer actividade ou espectáculo tauromáquico no concelho da Amadora, em tudo o que a realização de tais actividades possam depender de autorização municipal. A tomada de uma tal decisão só seria apreciada e louvada, não só pelos munícipes e eleitores do concelho de Amadora, mas pela maioria dos portugueses.

Agradeço antecipadamente a atenção de V. Ex.as à minha mensagem e aos meus pedidos, ficando na expectativa de uma resposta, que espero que seja positiva.

Apresentando a V. Ex.as os meus melhores e mais respeitosos cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]