domingo, 21 de junho de 2009

Michelito sai do País sem tourear

Tauromaquia: Regressa a Portugal em meados de Julho

(In "Correio da Manhã", 21 de Junho 2009)

Não foi desta que Michelito Lagravére, de 11 anos, conseguiu estrear-se em Portugal: tal como acontecera quinta-feira no Campo Pequeno, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens notificou ontem à tarde a organização do mano-a-mano – que iria fazer nessa noite em Portalegre com o cavaleiro amador português Miguel Moura, um ano mais velho – de que o toureiro franco-mexicano não poderia actuar.

Estando em causa as reservas da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens quanto à capacidade de o jovem tourear novilhos com cerca de 200 quilos, o que "encerra inerentemente um perigo físico não tolerável", o representante de Michelito, Inácio Ramos, já entregou o caso a uma advogada mas assume que o resto da digressão do franco-mexicano fica para já sem efeito.

"Na quarta-feira ele vai voltar para o México, pois as aulas foram interrompidas devido à gripe e agora prolongam-se até 10 de Julho", disse Inácio Ramos ao CM. O regresso de Michelito Lagravére – que viajou para Portugal acompanhado do pai, o antigo matador francês Michel Lagravére – deverá realizar-se "em meados de Julho", esperando o seu representante que até lá sejam ultrapassados os entraves que o impediram de actuar nas arenas portuguesas.

Tal como a entidade gestora da Praça do Campo Pequeno, que já deixou claro o interesse em apresentar o jovem numa próxima data, também o promotor do espectáculo agendado para as 22h00 de ontem em Portalegre demonstrou interesse em contar com a sua presença logo que tal seja possível.

Antes da intervenção da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Inácio Ramos enviou toda a documentação pedida pela Inspecção-Geral de Actividades Culturais, nomeadamente o consentimento dos pais e da escola do rapaz de 11 anos. Também foi entregue um atestado médico de um pediatra, mas acabou por ser requerido o parecer de um especialista em Medicina do Trabalho.

DETALHES

JOVEM MATADOR

Aos 11 anos, Michelito é o mais novo toureiro a matar seis bovinos numa só corrida.

DENÚNCIAS DA ANIMAL

A Associação Animal apresentou denúncias às autoridades contra a actuação do jovem em Portugal.

PRIMEIROS PASSOS

Filho de um ex-matador, começou a tourear aos quatro anos.