sábado, 8 de agosto de 2009

Tourada baixa audiências de Queluz no primeiro dia sem Moniz

(In “Jornal de Notícias”, 8 de Agosto de 2009)

A estação de Queluz registou anteontem, quinta-feira, uma quota de audiência ("share") de 25,4%, muito abaixo dos 33,4% que foi a média mensal do mês de Julho.

No primeiro dia da era pós-Moniz, a TVI exibiu em horário nobre a "Grande corrida homenagem ao emigrante", com quase três horas de duração, que ficou em nono lugar na tabela dos programas mais vistos, com 29,2% de "share"; um valor fraco em comparação com o obtido pelos dias em que aquele horário é preenchido com telenovelas. Por exemplo, "Deixa que te leve" - que foi a única a ir para o ar na quinta-feira, antes da tourada - foi o programa mais visto, com 33,3% de "share".

Já no passado domingo, em que a estação emitiu o concurso "Nasci para cantar", apresentado por Herman José, o resultado do dia foi de 25,3%. Ainda assim em ambas das datas, a TVI foi o canal mais visto.

Os trabalhadores da estação despedem-se amanhã de José Eduardo Moniz - que anunciou a sua saída na quarta-feira - num jantar em Lisboa. Moniz irá desempenhar um cargo na Ongoing Media, que deverá ser anunciado na próxima semana.

A sua saída da estação foi negociada de comum acordo com a Media Capital, que detém a TVI. Segundo a imprensa dos últimos dias terá sido paga uma indemnização entre os três e os 4,5 milhões de euros. Quantia essa que a Media Capital sublinha não ter suporte real, na informação que enviou à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).