quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Correcção Urgente: é a Cáritas de Évora que será beneficiária de Tourada e não a de Beja

Por favor, envie o seu protesto contra a “Tourada de Beneficência” da Cáritas da Arquidiocese de Évora

Por lapso que a ANIMAL lamenta desde já e pelo qual apresenta o seu mais sincero pedido de desculpas, no apelo que ontem a ANIMAL enviou no sentido de serem dirigidos protestos contra uma “tourada de beneficência” de que uma das delegações da Cáritas – organização humanitária dependente da Conferência Episcopal Portuguesa [Igreja Católica Portuguesa] – será beneficiária, foi erradamente referido que seria a Cáritas da Diocese de Beja a delegação da Cáritas envolvida nesta vergonhosa “tourada de beneficência”. Na verdade, porém, é a Cáritas Diocesana de Évora, ligada à Arquidiocese de Évora, que será beneficiária desta tourada e que, inclusivamente, a anuncia no seu website, em http://www.caritas.pt/evora/default1.asp?caritaid=9.

1. Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou, se preferir, escreva a sua própria mensagem –, apresentando o pedido de desculpas pelo lapso à Presidente da Cáritas de Beja, com Conhecimento ao Bispo de Beja e à Direcção Nacional da Cáritas, mas pedindo-lhe, no entanto, que, enquanto Presidente da Cáritas de Beja, peça à Direcção Nacional da Cáritas e à Direcção da Cáritas de Évora que não autorizem o envolvimento da Cáritas nesta “tourada de beneficência”, que, a acontecer, comprometerá o bom nome da Cáritas como um todo – e não apenas a de Évora, visto que a Direcção Nacional da Cáritas pode e deve impedir que qualquer uma das suas delegações se envolva de algum modo com espectáculos de tortura de animais. Por favor, envie esta sua mensagem para: caritas@diocese-beja.pt; caritas@caritas.pt; bispo@diocese-beja.pt; Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida (Cáritas de Beja)

Exm.ª Senhora Presidente da Cáritas de Beja:

Com Conhecimento:

Ao Bispo da Diocese de Beja
À Direcção Nacional da Cáritas

Exm.ª Senhora Presidente,

Venho por este meio apresentar-lhe o meu sincero pedido de desculpas pelo lapso cometido, visto que é a Cáritas de Évora – e não a de Beja – que está a promover a (e que se anuncia como sua beneficiária, como se pode ver no seu site, em
http://www.caritas.pt/evora/default1.asp?caritaid=9) vergonhosa “tourada de beneficência” que está anunciada para decorrer em Évora, no próximo sábado, 31 de Outubro. Por esta razão, quero pedir a V. Ex.ª desculpas por este lapso, mas não quero deixar de lhe pedir também que, enquanto Presidente da Cáritas de Beja, por favor envide todos os esforços no sentido de convencer tanto a Direcção Nacional da Cáritas como a Direcção da Cáritas de Évora a não permitirem que esta tourada ou qualquer outra ocorra sob a égide de uma instituição cujo bom nome e importante trabalho não podem ser postos em causa pelo envolvimento de qualquer uma das suas delegações num espectáculo de tortura de animais como o que se avizinha.

Deixo, pois, tanto o meu pedido de desculpas pelo lapso como este apelo à consideração de V. Ex.ª, e passarei a dirigir o meu protesto mais directamente para a Direcção da Cáritas de Évora, além de o fazer também com conhecimento ao Bispo de Évora, ao Patriarcado de Lisboa e à Direcção Nacional da Cáritas, na esperança de que todas estas entidades impeçam a Cáritas de Évora de ir por diante com esta nefasta e inaceitável associação a um evento tauromáquico.

Apresentando a V. Ex.ª os meus melhores cumprimentos e mais respeitosos cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE E PAÍS AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]

2. Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou, se preferir, escreva a sua própria mensagem –, pedindo à Direcção da Cáritas de Évora e à Direcção Nacional da Cáritas, com conhecimento ao Bispo da Arquidiocese de Évora e ao Patriarcado de Lisboa, que não permitam que se concretize a vergonhosa “tourada de beneficência” a favor da Cáritas de Évora que está anunciada para o próximo sábado, 31 de Outubro, em Évora. Por favor, envie esta sua mensagem para: caritas.evora@mail.telepac.pt; caritas@caritas.pt; diocese@diocese-evora.pt; info@patriarcado-lisboa.pt; chancelaria@patriarcado-lisboa.pt; Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida (Cáritas de Évora)

Exm.ª Senhora Presidente da Cáritas de Évora:

Com Conhecimento:

Ao Patriarcado de Lisboa
Ao Bispo da Diocese de Évora
À Direcção Nacional da Cáritas

Exm.ª Senhora Presidente,

Soube, através da Associação ANIMAL (e confirmei no anúncio apresentado no site da Cáritas de Évora, entre outros, em
http://www.caritas.pt/evora/default1.asp?caritaid=9) que, no próximo dia 31 de Outubro, sábado, terá lugar em Évora uma “tourada de beneficência” (uma contradição nos termos, pois não pode haver beneficência alguma onde há tortura) a favor da Cáritas Diocesana de Évora.

A contrastar com esta situação, uma outra instituição de solidariedade social que presta um notável e extremamente valioso trabalho de assistência e protecção a crianças em risco, o Refúgio Aboim Ascensão, rejeitou categoricamente uma semelhante proposta vinda da indústria tauromáquica, tendo, além do mais, prevenido os promotores tauromáquicos em causa de que, se associassem o nome e a instituição Refúgio Aboim Ascensão a qualquer tourada, seriam alvo de procedimento judicial por parte desta instituição, que, pelas palavras do seu Director-Executivo, Dr. Luís Villas-Boas, na resposta gentil e positiva que dirigiu à ANIMAL quando contactado a este propósito, mostrou, assim, que uma verdadeira instituição de solidariedade não aceita, a fim de favorecer uns (as crianças que bem protege), desfavorecer outros (os touros que seriam violentados numa “tourada de beneficência”).

É, a este respeito, inteiramente pertinente alertar V. Ex.ª para o facto da indústria tauromáquica, numa constante tentativa para se tentar legitimar moral e socialmente – uma vez que enfrenta grande contestação moral e a sua actividade suscita, hoje em dia, grande repulsa ética, social e cívica, em Portugal como em todo o mundo –, estar a procurar por todos os meios instrumentalizar instituições de solidariedade social, anunciando “touradas de beneficência”, como aquela a que faço referência, como meio de se apresentar como uma indústria eticamente preocupada, tentando, assim, diluir a oposição ética que levanta pelo facto de torturar e massacrar milhares de animais em praças de touros todos os anos, em várias zonas do país.

E é exactamente isto que os promotores desta corrida de touros estão a tentar fazer com esta chocante tortura de animais anunciada com fins de beneficência, a favor da Cáritas de Évora, assim comprometendo esta importante e respeitável instituição, cujo nome, trabalho, boa reputação e mérito poderão ficar seriamente comprometidos se a Cáritas aceitar, de facto, ser beneficiária de qualquer rendimento resultante de um espectáculo de violência contra animais – espectáculo este que até já um Tribunal de Lisboa considerou violento, anti-pedagógico e psicologicamente perigoso para crianças e adolescentes, e que algumas câmaras municipais deixaram de autorizar, exactamente pela violência imoral contra animais que neles é exercida.

Posto isto, exorto V. Ex.as a distanciarem-se totalmente desta vergonhosa tourada (ou de qualquer outra), salvando, assim, o nome, a reputação e a dignidade do trabalho da Cáritas e de todas as suas delegações, bem como da Igreja Católica Portuguesa, da qual só se pode esperar ser também veiculadora de uma mensagem de respeito pelos animais e nunca ser directa ou indirectamente participante ou beneficiária de actos de violência exercidos contra os mesmos.

Pela minha parte, passei a nutrir uma ainda maior admiração pelo Refúgio Aboim Ascensão, cujo trabalho ainda mais passei a querer apoiar desde que esta instituição tomou esta posição a que acima aludo, e espero que, ante a resposta positiva de V. Ex.ª a este meu apelo que ouso antecipar, possa vir também a reforçar a minha admiração pela Cáritas, instituição que acredito que se quererá distanciar da barbaridade que será cometida contra diversos touros, vitimando também cavalos, numa arena de Évora, no sábado próximo.

Agradecendo antecipadamente a atenção que possa ser dedicada à presente mensagem, e ficando na expectativa de uma resposta, que espero que seja positiva, apresento os meus melhores cumprimentos e mais respeitosos cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE E PAÍS AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]