quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Satisfação por poderem vender mais espécies animais

Empresários dizem que lei é mais permissiva. Podem comercializar espécies de serpentes, como pitões. E acabar com negócio ilegal de espécies exóticas

(Por Céu Neves. In “Diário de Notícias”, 15 de Outubro de 2009)

Nem todos estão contra a portaria sobre a proibição de espécies perigosas. E não nos referimos às associações de defesa dos animais. Estamos a falar dos comerciantes de espécies exóticas, que, com as novas regras, podem vender espécimes até agora proibidas, como é o caso das pitões. A lei obriga ao registo dos animais, sublinhando a ilegalidade do "negócio vão-de-escada". Falta saber como será feito o registo, informação que as autoridades prometem para hoje.

"A nova lei vai afectar o mercado das espécies exóticas na medida em que é mais permissiva em relação a algumas espécimes, nomeadamente cobras. Anteriormente não era permitida a venda de boídeos e de pitões e vamos passar a vender algumas espécies dessas famílias", explica José Santos, dono da Zoo Exótica, uma loja de animais em Benfica, Lisboa.

A portaria é também vista com bons olhos pelo gerente da Petos Land, em Vialonga, sobretudo por ter aberto "o mercado das pitões e das serpentes de grande dimensão".

É que, na óptica do legislador, explica Sandra Moutinho, do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), não fazia sentido proibir todo o tipo de cobras por causa do seu tamanho. "Esta legislação actualiza os parâmetros de bem-estar e saúde dos animais e as questões de segurança e perigosidade inerentes a algumas espécies. Estão proibidas as serpentes venenosas e que fazem constrição (estrangulamento).

Outra das alterações é a obrigatoriedade de registo das espécies autorizadas. "A portaria vem responsabilizar as pessoas, comerciantes e donos", sublinha José Santos, que espera que a medida acabe com o negócio ilegal de venda de animais exóticos. Isto num nicho de mercado pequeno e que tem vindo a diminuir por razões económicas, refere uma técnica da União das Associações e Serviços.

Bruno Galrido, o gestor da Petos Land, diz que compraram este ano uma quinta em Torres Novas, "a única autorizada em Portugal para a importação, exportação e quarentena de animais exóticos", o que faz com que estejam bem posicionados para a aplicação das novas regras. O Jardim Zoológico e o Badoca Park são seus clientes.

Falta saber como é que será feito o registo de animais, obrigatório até 11 de Janeiro de 2010. Como é que se registam as tartarugas ou as aranhas, uma a uma? "É que não se distingue", justifica José Santos. Sandra Moutinho diz que a informação estará a partir de hoje no sítio do ICNB.