segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Por favor, envie o seu protesto para o jornal “Mundo Português”

Por favor, envie o seu protesto para o jornal “Mundo Português”, uma publicação destinada às comunidades portuguesas emigrantes que está a patrocinar a “tourada de homenagem ao emigrante” que terá lugar no Campo Pequeno, nesta 5.ª feira, 7 de Agosto

Nesta 5.ª feira, 7 de Agosto, a abominável Praça de Touros do Campo Pequeno será palco de uma “Tourada de Homenagem ao Emigrante”, mais uma vez patrocinada pela TVI, pela revista “VIP” e pelos jornais “24 Horas”, “Correio da Manhã”, “OJE” e pela cerveja “Sagres” – conjunto de patrocinadores que, tourada após tourada, tem patrocinado estes espectáculos sanguinários e moralmente aberrantes no Campo Pequeno. Nesta tourada, surge, porém e muito lamentavelmente, um novo patrocinador: o jornal “Mundo Português”, uma publicação destinada às comunidades portuguesas emigrantes.

Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – à adminstração do “Mundo Português”, protestando contra o seu vergonhoso envolvimento no apoio à tortura de animais – que, felizmente, é condenada pela maioria dos portugueses, incluindo dos portugueses emigrantes, que querem que Portugal seja cada vez mais um país que respeita e protege os seus animais, ao invés de os condenar a serem vítimas de violência exercida gratuita e impunemente como acontece nas touradas. Envie a sua mensagem para publicidade@mundoportugues.org; assinaturas@mundoportugues.org; redaccao@mundoportugues.org; Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida

À Administração do “Mundo Português”:

Ex.mos Senhores,

Venho pedir a V. Ex.as que não manchem a nobre missão e o nome do jornal “Mundo Português” associando-o à repugnante tourada que acontecerá na Praça de Touros do Campo Pequeno nesta 5.ª feira, dia 7 de Agosto, às 22h.

Portugal é, hoje, um país que se quer afirmar de forma positiva – e não negativa. É um país que quer – e deve querer – projectar uma imagem de civilidade, de cultura e de progressismo. Tal é incompatível com a manutenção e promoção de uma actividade extremamente cruel, injusta e aviltante como a tauromaquia. A sociedade portuguesa – revelam estudos sociológicos – quer hoje que Portugal proteja e respeite os seus animais e que, ao fazê-lo, ponha um total e definitivo fim às touradas. Nos países onde os emigrantes portugueses vivem e trabalham, estes têm uma especialmente positiva oportunidade para examinar racional e moralmente as tradições e os costumes portugueses, do que se segue que a maior parte dos emigrantes acaba por condenar as touradas e julgá-las moral e socialmente inaceitáveis, ao mesmo tempo que preza e acarinha os bons costumes portugueses – aqueles que nada têm de moralmente condenável.

O fim da tauromaquia que se avizinha na Europa – e que, em Portugal, se encontra especialmente perto de se registar – é algo que só pode merecer apoio de cada indivíduo e da sociedade como um todo. Por parte de órgãos de comunicação social, no caso destes decidirem preservar a sua independência e neutralidade relativamente a esta questão, deve, no mínimo, ser escrupulosamente observado o princípio da imparcialidade, que se deve materializar através de uma não-intervenção, em todos os sentidos, na discussão moral em torno da tauromaquia, não devendo as empresas e órgãos de comunicação social tomar quaisquer partidos neste debate.

Por estas razões e por tantas outras que poderia aduzir a favor do pedido que por este meio dirijo a V. Ex.as, venho pedir à Administração do “Mundo Português” que retire totalmente o seu apoio a esta tourada a que me refiro em particular, e, em geral, a qualquer outra tourada ou evento tauromáquico.

Acredito e espero que V. Ex.as considerem importante tomar decisões com base em boas informações e nas melhores razões e é por isso que acredito também que, depois de lerem a presente mensagem, reflectirão sobre a mesma e sobre esta questão e tomarão a melhor decisão, retirando o “Mundo Português” do acontecimento vergonhoso que ocorrerá no Campo Pequeno a 7 de Agosto, deste modo protegendo o V. jornal da irreversível má reputação que a associação do mesmo a esta tourada, a manter-se, traria.

Ficarei, pois, na expectativa de uma resposta de V. Ex.as, agradeçendo antecipadamente a atenção dispensada à presente mensagem,

Com os meus melhores cumprimentos,

Nome:
Cidade:
E-mail: