quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PARTICIPE no Fim de Semana de Acção Contra a Manutenção, Utilização e Violentação de Animais em Circos – Em Lisboa e no Porto, junte-se à ANIMAL

PARTICIPE no Fim de Semana de Acção Contra a Manutenção, Utilização e Violentação de Animais em Circos – Em Lisboa e no Porto, junte-se à ANIMAL e não falte a estes protestos – Basta de Sofrimento nos Circos!

Portugal, Dezembro de 2008. Mais de três anos depois da ANIMAL ter documentado e apresentado publicamente e às autoridades diversas, evidentes e perturbadoras provas da violência de vários tipos que é exercida contra os animais nos treinos, nas actuações e nos bastidores dos circos, de Norte a Sul do país dezenas de companhias de circo continuam a manter e usar animais em péssimas condições, ante a passividade e permissividade das autoridades – e agora, por altura de Natal, fazendo-o especialmente com o apoio de diversas empresas e de órgãos de comunicação social. Este ano, a SIC vai promover e emitir, novamente, o programa “Herman Circo”, em directo a partir do Circo de Victor Hugo Cardinali, na noite deste domingo próximo, 21 de Dezembro. Tal acontecerá mesmo depois deste director e domador de circo ter sido filmado, em 2005, a bater nos seus elefantes e de, no final desse ano, ter afirmado, em declarações ao Rádio Clube Português, o seguinte: “Eu bati no elefante porque ele não queria fazer o exercício, e isso não nego. Nós não podemos deixar que um animal faça aquilo que quer, ou então não há respeito e o domador não está ali a fazer nada".

Mas esta realidade dramática não se fica por aí. Durante o ano de 2008 registaram-se vários incidentes graves com animais de circo em Portugal. No início deste ano, dois tigres fugiram de um camião de transporte de tigres do Circo Chen que estava abandonado na berma de uma estrada nacional em Azambuja. Também nessa altura, o reboque-aquário do Circo Aquático Show Cardinali ficou completamente destruído por um incêndio, tendo um dos tubarões deste circo morrido nesse incêndio. Em Março, um dos elefantes de Victor Hugo Cardinali morreu. Em Abril, um leão e um cavalo, também de Victor Hugo Cardinali, morreram. Em Maio, uma criança foi ferida por um lama do Circo Atlas / Walter Dias quando este estava estacionado em Coimbra. Em Julho, uma leoa foi encontrada numa quinta na zona de Lousada, na posse de um agricultor, a quem um dono de um circo terá dado o animal. Já em Setembro, 4 burros fugiram do circo Luftman, estacionado nas caldas da Rainha, causando um acidente, tendo um dos animais ficado gravemente ferido, acabando por ser abatido. Ainda em Setembro, uma elefante colapsou, novamente no Circo Victor Hugo Cardinali. Até hoje, a ANIMAL não sabe o que aconteceu a esta elefante de Victor Hugo Cardinali. Para grave prejuízo dos leões, elefantes, tigres, lamas, camelos, póneis, cães, babuínos e outros animais escravos dos circos portugueses, o princípio do “vale-tudo” continua a vigorar na actividade circense com animais em Portugal.

Ao mesmo tempo que a ANIMAL está a trabalhar para levar a Assembleia da República a proibir a manutenção e o uso de animais em circos em Portugal no contexto da nova lei de protecção dos animais que este organismo deve urgentemente estabelecer, é fundamental que as vozes de denúncia e protesto contra o martírio dos animais mantidos e usados nos circos não deixem de se fazer ouvir.

Por isso, neste fim-de-semana, em Lisboa e no Porto, esteja com a ANIMAL em defesa do fim da exploração e violentação de animais em circos:

Em Lisboa, durante a tarde e princípio da noite deste domingo (21 Dez), a ANIMAL promoverá uma maratona de protesto em frente a três circos – Circo do Coliseu, Circo Chen e Circo Victor Hugo Cardinali – Herman Circo.

Se quiser juntar-se à ANIMAL nesta maratona, aproveitando o transporte organizado pela ANIMAL de circo para circo e o lanche que a ANIMAL oferecerá entre acções de protesto, por favor confirme já a sua presença enviando uma mensagem para o
campanhas@animal.org.pt.

Veja abaixo o plano dos protestos, em Lisboa (Domingo) e no Porto (Sábado):

Em LISBOA – Domingo, 21 de Dezembro:

- entre as 13h30m e as 15h, em frente ao Coliseu dos Recreios (“Circo do Coliseu” – Rua das Portas de Santo Antão)

- entre as 15h30m e as 18h, em frente ao “Circo Chen”, junto à Gare do Oriente

- entre as 19h30m e as 22h, em frente ao Circo Victor Hugo Cardinali (“Herman Circo” – Circo de Natal da SIC), depois da Ponte Vasco da Gama, na direcção de Sacavém

No PORTO – Sábado, 20 de Dezembro:

- entre as 10h30m e as 13h, em frente à “Beigel”, na Rua de Santa Catarina – contra a produção, comércio e uso de pêlo de animais

- entre as 15h e as 18h, em frente ao Circo Soledad Cardinali, no Parque da Cidade (Queimódromo) – contra a manutenção, utilização e violentação de animais em circos

Atenção: a realização destas iniciativas está condicionada à existência de condições meteorológicas que as tornem possíveis. Para se certificar de que estas iniciativas vão de facto decorrer (tendo em consideração que, apresentando-se condições meterológicas adversas, qualquer uma destas acções poderá ter que ser cancelada), por favor contacte:

- a coordenadora das acções de protesto de Lisboa (Rita Silva), através do 96 132 08 18, até uma hora antes das iniciativas anunciadas;

- a coordenadora das acções de protesto do Porto (Maria José Aragão), através do 96 584 51 54, até uma hora antes das iniciativas anunciadas.

Veja o Vídeo “As Verdadeiras Vítimas da Moda” [Clique aqui para ver o vídeo]
No final de Outubro de 2006, investigadores da ANIMAL entraram no mundo secreto da indústria de pêlo de coelho em Portugal. Veja aqui a perturbadora realidade das verdadeiras “vítimas da moda” em Portugal – e as suas ligações com Espanha e com a China – que os investigadores filmaram. (9 minutos) Clique aqui para ler o Relatório "As Verdadeiras Vítimas da Moda".

Veja o Clipe de Vídeo “Skinned Alive” [Clique aqui para ver o vídeo]
Ouça “Skinned Alive”, uma música dedicada a todas as vítimas da indústria do pêlo e da moda cruel (e daqueles que a apoiam), que faz um apelo a todas as pessoas que se preocupam com os animais explorados pelo seu pêlo (e com todos os outros) para agirem em defesa destes. Uma música bonita acompanhada de imagens fortes captadas dentro de quintas de coelhos em Portugal durante a investigação feita pela ANIMAL aos bastidores da produção e comércio de pêlo em Portugal. © Todos os direitos estão reservados à ANIMAL (imagens) e à International Anti-Fur Coalition (música). Vocalista: Yael Dekelbaum, Vozes: Noa lembarski, Letra: Shiri Shemer e Jane Halevy, e Composição: Elad Elharar e Haim Kairy. (4 minutos) Para visionar este vídeo, necessita de ter o Real Player, que pode descarregar gratuitamente a partir de http://www.real.com/.

Veja o Vídeo “Basta de Sofrimento nos Circos” [Clique aqui para ver o vídeo]
Em 2003 e 2005, investigadores da Animal Defenders International e da ANIMAL filmaram as condições em que são transportados, mantidos, tratados e treinados os animais de onze circos portugueses. Este vídeo mostra as provas da crueldade que os circos cometem contra os seus animais. (Duração: 26 minutos) Clique aqui para ler o Relatório “Basta de Sofrimento nos Circos”.