terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Por favor, proteste contra publicidade com vacas em plena Praça de Espanha, em Lisboa

Em campanha publicitária: vacas foram colocadas em relvados entre o trânsito da movimentada Praça de Espanha, em Lisboa Por favor, envie a sua mensagem de protesto contra a utilização destes animais nesta infeliz e lamentável manobra publicitária

Vários órgãos de comunicação social (entre os quais a SIC: http://sic.aeiou.pt/online/noticias/dinheiro/Campanha+poe+vacas+a+pastar+na+Praca+de+Espanha.htm, e o Jornal “Briefing”: http://www.jornalbriefing.iol.pt/noticia.php?id=1034034&div_id=3419) têm estado a noticiar uma insólita campanha publicitária que está a ser apresentada em algumas das principais zonas de Lisboa para promover o turismo nos Açores.

Concebida pela agência publicitária Brand Builders, a pedido da Associação de Turismo dos Açores, com vista a promover o turismo nos Açores no contexto da Bolsa de Turismo de Lisboa – que decorrerá até ao próximo domingo, 25 de Janeiro –, esta campanha envolve uma manobra publicitária que a ANIMAL considera ser, no mínimo, profundamente infeliz e lamentável. Em plena Praça de Espanha, uma das zonas mais movimentadas de Lisboa quanto ao trânsito rodoviário que nesta se regista, em dois relvados desta praça algures por entre os milhares de automóveis que por ali circulam, sete vacas estão a ser mantidas em cercados, onde é suposto serem mantidas a pastar até ao próximo domingo.

A ANIMAL considera que, além do uso de animais em publicidade ser condenável em si mesmo, na medida em que se baseia numa visão utilitária dos animais, que assim são tratados como peças passíveis de serem usadas em manobras publicitárias e não como indivíduos inerentemente respeitáveis, esta manobra em particular torna-se particularmente condenável considerando não só o stress a que estes animais são submetidos por esta experiência a que estão a ser forçados mas também pela dureza dos factores climatéricos a que estão expostos, nomeadamente à chuva intensa, ao frio e à humidade que se estão a fazer sentir, além de terem pouco espaço para poderem pastar.

Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir –, protestando contra esta inaceitável manobra publicitária e pedindo o imediato cancelamento da mesma, para que estas vacas deixem de ser expostas a esta situação angustiante e inadequada em que estão a ser mantidas. Por favor, envie a sua mensagem para as entidades que, de uma maneira ou de outra, estão directa ou indirectamente envolvidas como promotoras, receptoras ou licenciadoras desta manobra publicitária, nomeadamente para: o Governo Regional dos Açores [presidencia@azores.gov.pt; governoregional@azores.gov.pt]; a Secretaria Regional da Economia dos Açores [sre@azores.gov.pt]; a Direcção Regional do Turismo dos Açores [acoresturismo@mail.telepac.pt]; a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada [ccipd@ccipd.pt]; a Associação Turismo dos Açores [turismoacores.ata@mail.telepac.pt]; a Bolsa de Turismo de Lisboa [btl@aip.pt]; a Direcção Geral de Veterinária [veterinaria@mail.telepac.pt]; e a Câmara Municipal de Lisboa [geral@cm-lisboa.pt]. Por favor envie a sua mensagem Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida

Exm.º Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores
Exm.º Senhor Secretário Regional da Economia dos Açores
Exm.º Senhor Director Regional do Turismo dos Açores
Exm.º Senhor Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada
Exm.º Senhor Presidente da Associação Turismo dos Açores
Exm.º Senhor Director Geral de Veterinária
Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Venho junto de V. Ex.as, e das instituições que dirigem, exprimir a minha mais forte contestação face à insólita e a todos os títulos condenável manobra publicitária que está a ter palco na Praça de Espanha, em Lisboa, no contexto de uma campanha publicitária que tem como objectivo promover o turismo nos Açores – feita a pedido da Associação de Turismo dos Açores pela agência Brand Builders – no contexto da Bolsa de Turismo de Lisboa.

Como é possível admitir como razoável a hipótese de, em plena Praça de Espanha, uma das zonas mais movimentadas de Lisboa, colocar animais em relvados desta praça algures por entre os milhares de automóveis que por ali circulam diariamente? Como é possível, além do mais, pretender que tal dure até ao próximo domingo? E como é possível pensar sequer que uma tal manobra poderia promover – pelo menos de forma positiva – a imagem dos Açores e atrair turistas?

Quero deixar muito claro que, para mim, não está sequer em questão se está alguém por perto a supervisionar as vacas em causa ou não. Obviamente que V. Ex.as dirão que está e obviamente que isso não torna a situação menos condenável, uma vez que, se não estivesse alguém por perto, esta manobra poderia, além do mais, ser classificada de abandono destes animais. O que está em causa para mim, como para tantas outras pessoas, é, desde logo, o facto destes animais estarem a ser *usados* em publicidade, o que julgo ser condenável em si mesmo, na medida em que tal se baseia numa visão utilitária dos animais, que assim são tratados como peças passíveis de serem usadas em manobras publicitárias e não como indivíduos inerentemente respeitáveis. Além disso, está também em causa o facto desta manobra em particular se tornar especialmente condenável tendo em conta não só o stress a que estes animais são submetidos por esta experiência a que estão a ser forçados mas também pela dureza dos factores climatéricos a que estão expostos, nomeadamente à chuva intensa, ao frio e à humidade que se estão a fazer sentir, além de terem pouco espaço para poderem pastar.

Assim, e em face do que acima exponho, venho pedir a V. Ex.as que ponham um fim imediato a esta manobra publicitária absurda e eticamente condenável, que dá um péssimo exemplo sobre como tratar os animais, assim como dá uma péssima imagem dos Açores, nomeadamente do seu turismo, sendo mais capaz de repelir actuais ou potenciais novos turistas, indignados por esta táctica promocional, do que atrair novos visitantes para a região.

Apelo também à Câmara Municipal de Lisboa e à Direcção Geral de Veterinária – a quem copio esta mensagem – que, no âmbito das suas competências, averigúem a licitude da manutenção destes animais nas condições presentes, uma vez que a exposição destes aos factores climatéricos, tal como estão a ser mantidos, não lhes proporciona o bem-estar mínimo de que merecem usufruir e que a legislação vigente salvaguarda, bem-estar esse que ainda mais perigado é pelo facto destas vacas estarem num ambiente altamente causador de stress por razões de tal modo óbvias, que julgo não ser necessário especificá-las.

Ficando na expectativa de uma resposta de V. Ex.ª e agradecendo antecipadamente a atenção dispensada à presente mensagem,

Apresento os meus melhores e mais respeitosos cumprimentos,

[Escreva o seu NOME aqui]
[Escreva a sua CIDADE e PAÍS aqui]
[Escreva o seu endereço de E-MAIL aqui]