sábado, 28 de fevereiro de 2009

VITÓRIA: Viana do Castelo é oficialmente declarada a primeira “cidade anti-touradas” do país

Por favor, agradeça ao Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo por ter declarado oficialmente Viana do Castelo a primeira Cidade Anti-Touradas de Portugal, no seguimento de mobilização gerada pela ANIMAL de apoio à decisão deste autarca de comprar praça de touros da cidade e transformá-la em centro de ciência viva

É oficial. Depois de recentemente ter tomado uma decisão extraordinária no sentido de comprar a praça de touros local e de a transformar num centro de ciência viva, onde mais nenhum animal seria torturado, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, na pessoa do seu Presidente, Defensor Moura, foi alvo de uma tremenda onda de louvor, agradecimento e apoio, nacional e internacional, gerada pela ANIMAL, que levou este autarca a declarar à comunicação social que acabar com as touradas em Viana do Castelo “foi a medida mais popular” que tomou, tendo recebido mais de mil mensagens de agradecimento e apoio vindas de todo o mundo.

Nessa mobilização de apoio e encorajamento, a ANIMAL apelou também a todos os seus membros e apoiantes que pedissem ao Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo para dar o passo natural seguinte e vital, que seria declarar oficialmente a cidade de Viana do Castelo a primeira cidade anti-touradas de Portugal, deixando de autorizar a realização de touradas em espaços públicos da cidade e impedindo a realização destes espectáculos sanguinários em todos os sentidos em que o município o possa fazer. E foi isso que aconteceu ontem, quando o Executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo decidiu, como noticia o “Público” (leia a notícia “Viana do Castelo é a primeira “cidade anti-touradas” do país”, em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367028), dar esse fundamental passo, declarando esta a primeira cidade oficialmente anti-touradas de Portugal, juntando-se às 53 cidades e vilas espanholas e às 3 localidades francesas que já foram oficialmente declaradas cidades ou vilas anti-touradas pelos respectivos municípios.

Segundo noticiou o “Público”, “Para [Defensor] Moura, a medida faz todo o sentido por ir de encontro ao perfil de cidade saudável adoptado há mais de uma década, especialmente desde que o município integra as redes, portuguesa e europeia, de Cidades Saudáveis. Para além do respeito pelos direitos humanos, preservação do património natural e promoção dos valores ambientais, o executivo socialista considera que o espírito, de cidade moderna e progressista, deve estender-se ao respeito pelos direitos dos animais”. Ainda segundo noticiou este diário, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo declarou que “A defesa dos direitos dos animais não é compatível com a realização de espectáculos de tortura, que provocam sofrimento injustificado”.

Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir –, louvando a decisão extraordiinariamente importante e histórica do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo de declarar Viana do Castelo oficialmente a primeira cidade portuguesa anti-touradas. Por favor, envie a sua mensagem para cmviana@cm-viana-castelo.pt; Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.
Mensagem Sugerida

Exm.º Senhor Dr. Defensor Moura,
Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo:

Excelência,

Venho felicitar V. Ex.ª, o Executivo a que V. Ex.ª preside e o Município que V. Ex.ª administra pelo passo histórico e notável que a cidade de Viana do Castelo acaba de dar, pela mão dos seus governantes municipais.

É com extrema felicidade que registo que Viana do Castelo se tornou a cidade mais progressista e pioneira de Portugal na defesa dos direitos dos animais, ao ter sido oficialmente declarada por V. Ex.ª, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, uma “cidade anti-touradas”.

É com políticos e decisores como V. Ex.ª que as sociedades progridem, consagram e consolidam, política e juridicamente, valores morais de importância fundamental como são os direitos humanos e os direitos dos animais.

É com decisões históricas como esta que Portugal se pode modernizar e afirmar como um país moderno, culturalmente rico e evoluído, moralmente desenvolvido e genuinamente interessado no progresso.

Saúdo V. Ex.ª da maneira mais viva que me é possível e desejo que outros autarcas, deputados e governantes do país sigam o exemplo de V. Ex.ª e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que passou, a partir de agora, a ser um preciosíssimo farol de dinamismo e progresso social, moral, cultural e político.

Agradecendo a atenção dispensada à presente mensagem,
Apresento os meus melhores e mais respeitosos cumprimentos,

[Escreva o seu NOME aqui]
[Escreva a sua CIDADE e PAÍS aqui]
[Escreva o seu endereço de E-MAIL aqui]