sexta-feira, 15 de maio de 2009

Amigos dos Açores classificam resultado como "manifesta vitória"

(Por Lusa. In “Açoriano Oriental”, 14 de Maio de 2009)

O presidente da Associação Ecológica Amigos dos Açores, Sérgio Caetano, classificou como uma "manifesta vitória" a rejeição pela Assembleia Legislativa do diploma que pretendia introduzir as corridas de touros picadas no arquipélago.

"Foi uma manifesta vitória do povo que se movimentou contra uma proposta maioritariamente indesejada, mas também uma vitória dos animais, que foram poupados à tortura para entretenimento humano", afirmou à Lusa Sérgio Caetano.

A proposta de decreto legislativo regional que pretendia introduzir as corridas de touros picadas nos Açores foi rejeitada no parlamento, com 28 votos contra e apenas 26 a favor, tendo sido ainda registadas duas abstenções.

Para Sérgio Caetano, "se não fosse a prudência do povo", a proposta "teria sido aprovada quase silenciosamente".

"O movimento e a massa critica criada pelo debate deste assunto demonstrou que temos uma sociedade atenta e cada vez mais evoluída", considerou.

Sérgio Caetano garantiu ainda que o movimento gerado nos últimos tempos "vai continuar a lutar pelo bem estar animal".

A Associação Ecológica Amigos dos Açores lançou esta semana um apelo aos deputados para que pensassem "bem" antes de votar este diploma, tendo antes apresentado uma petição no Parlamento Europeu contra a aprovação desta proposta legislativa.