sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Por favor, peça à Cofina que ponha fim à inclusão da Tauromaquia no "Cartão Cultura Sábado"

A Cofina Media – grupo de media que, entre outros títulos, detém a revista “Sábado” – tem disponível um interessante cartão de acesso a promoções que abrangem diversos espectáculos e actividades culturais: o Cartão Cultura Sábado (http://www.cartaosabado.com/). No entanto, lamentavelmente, entre as diferentes opções de espectáculos que abrange com o seu esquema de promoções, o Cartão Cultura Sábado inclui também a Tauromaquia, promovendo espectáculos tauromáquicos, o que vem manchar esta interessante iniciativa cultural, que deveria deixar espectáculos de violência contra animais fora das actividades que promove.

Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – ao Serviço de Apoio a Clientes do Cartão Cultura Sábado, pedindo o fim da inclusão da Tauromaquia entre as actividades promovidas por esta iniciativa da “Sábado” e da Cofina, uma vez que não é aceitável que se promovam espectáculos de violência contra animais e sendo igualmente lamentável equiparar espectáculos e actividades culturais inteiramente respeitáveis e merecedoras de promoção, como o Teatro, as visitas a Museus, o Cinema e concertos de Música, a espectáculos degradantes de violência gratuita como as touradas. Envie a sua mensagem para sac@cartaosabado.com; Com Conhecimento (Cc) à ANIMAL, para campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida

Ao Serviço de Apoio a Clientes do Cartão Cultura Sábado:

Ex.mos Senhores,

Venho manifestar o meu mais profundo desagrado pelo facto do Cartão Cultura Sábado incluir a Tauromaquia no grupo de actividades culturais e espectáculos que este cartão promove.

Considero ser absolutamente inaceitável qualquer forma de promoção e facilitação do acesso a espectáculos degradantes de violência contra animais. Independentemente das touradas serem ainda permitidas por lei em Portugal – e sendo certo que tal já não acontecerá por muito tempo, tendo em conta a crescente e muito expressiva repulsa social que as mesmas despertam no seio da sociedade portuguesa –, cada operador de promoção de actividades culturais e espectáculos escolhe livremente que iniciativas promover, sendo que noto com profundo pesar e decepção que o Cartão Cultura Sábado decidiu incluir as touradas no rol de espectáculos que promove – quando, por exemplo, um importante operador de venda de bilhetes para espectáculos como a Fnac não o faz.

Acresce que considero desrespeitador e insultuoso para actividades culturais inteiramente dignas, respeitáveis e merecedoras de promoção e enaltecimento, como o Teatro, as visitas a Museus, o Cinema e os concertos de Música, serem equiparadas à Tauromaquia, ficando estes espectáculos de derramamento de sangue de animais acessíveis, numa linha de igualdade, àquelas actividades artísticas e culturais, que não podem, em circunstância alguma, ser colocadas na mesma categoria de espectáculos medievais e sanguinários como são os tauromáquicos.

Neste sentido, peço a V. Ex.as que eliminem a Tauromaquia das actividades promovidas e disponibilizadas pelo Cartão Cultura Sábado, pois só quando tal acontecer é que eu considerarei tornar-me utente deste cartão – que é, de resto, uma iniciativa muito útil, interessante e louvável. Espero, pois, poder vir a congratular V. Ex.as em breve por tomarem esta decisão e consequentemente tornar-me utente deste cartão, quando ele deixar de promover espectáculos de tortura de animais.

Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.as e ficando na expectativa de uma resposta,
Com os meus melhores e mais respeitosos cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE E PAÍS AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]