domingo, 13 de setembro de 2009

VITÓRIA: "Rodeio Açoriano" impedido em Ponta Delgada, no seguimento de intervenção da ANIMAL e de milhares de protestos

Na passada sexta-feira, em resposta à exposição-requerimento que a ANIMAL dirigiu à Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e às autoridades veterinárias da Região Autónoma dos Açores, requerendo a estas autoridades que impedissem um “Rodeio Açoriano” que estava anunciado para ontem, Sábado, 12 de Setembro, nos Fenais da Luz, localidade do concelho de Ponta Delgada, o Secretariado de Apoio à Presidência deste Município respondeu que não tinha emitido qualquer licença para a realização do dito evento – pelo que, além das características do “rodeio”, que o fariam um evento ilegal pelo facto deste tipo de evento envolver a inflicção de maus tratos contra animais que são proibidos pela lei portuguesa, este seria também ilegal pelo facto de nem sequer estar licenciado pela câmara municipal da localidade onde era suposto realizar-se.

No seguimento desta resposta, a ANIMAL encetou diversas diligências com as autoridades locais, nomeadamente com a PSP da área, no sentido de alertar as autoridades para os factos em causa e de lhes requerer que agissem no sentido de impedir um evento que era, afinal, totalmente irregular, nomeadamente pelo facto de nem sequer estar licenciado. Na sequência destas diligências, a PSP agiu no sentido de explicar aos promotores do “rodeio” que não o poderiam realizar e no sentido de garantir que este evento não decorreria de todo.

Esta manhã, a ANIMAL pôde confirmar junto da PSP local que o “rodeio” de facto não aconteceu, pelo que vários bois e cavalos não chegaram a ser brutalizados e aterrorizados neste “rodeio”, o que não só se deveu à intervenção da ANIMAL e à boa resposta das autoridades locais – que, neste caso, é digna de louvor, é importante salientá-lo –, como também se deveu ao facto de você, entre milhares de outras pessoas, ter correspondido positivamente ao apelo da ANIMAL, escrevendo para as autoridades locais dos Açores para lhes pedir que não permitissem que o dito “rodeio” acontecesse.

Por isso, a ANIMAL agradece-lhe a si, mais uma vez, porque nunca é demais fazê-lo, por ter tomado posição, novamente, em defesa dos animais, exercendo os seus direitos de cidadania para pedir às autoridades competentes que fizessem cumprir a legislação em vigor de protecção dos animais e, neste sentido e neste caso em particular, para que impedissem este “rodeio”.

Entretanto, a ANIMAL está já a preparar uma resposta sugerida que lhe pedirá, em breve, que envie à Direcção-Geral de Veterinária, como réplica à vergonhosa mensagem que este organismo enviou a todas as pessoas que lhe escreveram pedindo à autoridade nacional de saúde e bem-estar animal que fizesse o que lhe compete – clarificar que a legislação portuguesa de protecção dos animais não permite a realização de “rodeios” em Portugal.

Finalmente, a ANIMAL dirige-lhe um último apelo: o trabalho que desenvolvemos em defesa dos direitos dos animais, nas diversas frentes deste trabalho ético, cívico, político e jurídico, é apenas possível com o seu apoio, nomeadamente em termos financeiros. Por isso, por favor, faça hoje mesmo um donativo – do valor que puder – à ANIMAL, através do NIB: 003600939910003447469 (Montepio Geral). Em nome dos animais, MUITO OBRIGADO.